Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Belém vive clima do Círio

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Os romeiros já estão nas ruas para vivenciar a maior manifestação católica do país, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, celebrado neste domingo, 9, na capital paraense. O ápice da programação iniciou nesta sexta-feira, 7, com o Traslado da imagem para o município de Ananindeua, depois de passar por diversas ruas da capital paraense e também pelo município de Marituba.


Cerca de dois milhões de romeiros participam do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, sempre no segundo domingo de outubro. O evento, considerado a maior manifestação católica do país e uma das maiores festas religiosas do planeta, deverá movimentar, no Estado do Pará, mais de R$ 26 milhões, pois atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país.


Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de todos os cantos do mundo. E em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Padroeira. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.


Informações: Agência Pará de Notícias
Além da tradicional procissão do domingo, o Círio agrega 11 romarias, entre terrestre e fluvial, previstas para encerrarem no próximo dia 24. Entre as manifestações de fé estão a trasladação para o município de Ananindeua, que iniciou nesta sexta-feira, 7, a romaria rodoviária, romaria fluvial, a moto-romaria, a cicloromaria, as romarias da juventude, das crianças e o Recírio. Os moradores ribeirinhos têm a oportunidade de homenagear a padroeira em uma belíssima romaria fluvial, a qual perfaz 10 milhas náuticas, representando 18,5 quilômetros da Baía do Guajará. É um momento de benções nos rios da Amazônia. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), pelo menos 1,1 milhão de pessoas participaram das homenagens.

Nenhum comentário: