Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

TV mostrou como é feita fraude em licitações

Fantástico mostrou como é feita fraude em licitações de saúde pública
A reportagem simulou licitações com fornecedoras de um hospital do governo federal.

Não sou de elogiar emissoras de TV neste espaço, mas às vezes temos que nos curvar e “tirar o chapéu” para algumas matérias jornalísticas.

É sabido que o Brasil é considerado um dos países mais corruptos do mundo, e a cada dia que passa o “mal” da propinagem se acentua cada vez mais.

Ontem (domingo, 18/03), o programa Fantástico da Rede Globo mostrou como acontece o “esquema” sujo nas licitações por parte de funcionários públicos em tirar proveito e usurpar dinheiro da saúde.

Com a anuência do diretor e do vice-diretor do hospital pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro – que por sinal foram dignos em permitir a emissor a mostrar os bastidores da corrupção -, o repórter da Globo, fingiu ser o novo gestor de compras da instituição. Todos os outros funcionários acreditavam que ele era mesmo o responsável pelo setor de compras, onde pôde acompanhar livremente todas as negociações e contratações de serviços.

Embora não tenha havido nenhum pagamento, a reportagem mostrou a realidade do que acontece dentro dos órgãos públicos, principalmente nas áreas de licitações. A modalidade “convite” é o caminho mais fácil para os atos ilícitos, considerando que o responsável pelo setor é quem escolhe as empresas que já estão pré-cadastradas nos órgãos, ou seja, nesse tipo de concorrência, torna-se mais fácil desviar recursos públicos.

Parabéns aos profissionais que com muita competência registram o “esquema” da corrupção através de processo licitatório, com especial, a direção do hospital que permitiu que a emissora mostrasse ao país às falcatruas e esquemas maliciosos da propinagem através de licitação.

Nenhum comentário: