Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Brasil, o país dos impostos

Campanha alerta para grande quantidade de impostos

O povo brasileiro deve se manifestar através dessa campanha, pois o Brasil tem dinheiro de sobra com os excessos de impostos cobrados, tanto que se dar ao luxo de até emprestar vultosas quantias a países emergentes. O Brasil é um segundo FMI.
A grande quantidade de impostos pagos pelos brasileiros é alvo de uma campanha que começou neste sábado, no Rio de Janeiro. Durante algumas horas, consumidores encheram o tanque do carro pela metade do preço.

Gasolina anunciada a R$ 1,18 o litro? “Eu cheguei cedo para ver se era verdade”, contou uma motorista.
Também, com o humorista do Casseta e Planeta Marcelo Madureira como frentista, muita gente achou que fosse brincadeira. Mas, neste sábado, ele falou sério.
“Se não tivesse imposto nenhum, a gasolina sairia a R$ 1,18. A diferença toda é imposto”, comentou.
Quando o motorista abastece, leva junto com o combustível o peso de cinco impostos, que respondem por mais da metade do preço normal do litro da gasolina.
E esse é só um exemplo da enorme carga tributária brasileira. O país já tem mais de 70 tipos diferentes de impostos, taxas e contribuições.
São tantos tributos que é como se o brasileiro tivesse que trabalhar quase cinco meses por ano só para pagar impostos.
“Não tem retorno em saúde, em segurança pública, você não vê o investimento valer a pena pagando imposto”, reclama um cidadão.
“Esse debate é fundamental para aprimorar os serviços públicos do Brasil e discutir uma eventual redução da carga tributária”, avalia o advogado tributarista Paulo Uebel.
A campanha vai se repetir esta semana em outras capitais brasileiras. No Rio, a fila para abastecer foi longa, como a lista de impostos que o cantor ajudou a lembrar. “Tem IOF, IR, ICMS. Acho que ninguém merece tanto imposto para pagar”.

Nenhum comentário: