Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O “tapa buraco” da PA 150

Homem sobrevive tapando buracos na PA 150
Uma cena chama atenção para quem trafega pela PA 150 entre os municípios de Mojú e Tailândia, é a de uma família que usando cones (por sinal muitos), com enxadas, pás e outras ferramentas, tapam os buracos daquele perímetro da estrada.

Nada de anormal se um fato não chamasse atenção. Aquela família há muito tempo ali se instalou com a finalidade de ajudar os motoristas que são obrigados a pararem seus veículos como se fosse uma blitz, considerando que os cones colocados na estrada obrigam os motoristas a fazerem “zig-zag” e consequentemente diminuírem a velocidade, ocasião em que um homem e duas crianças, uma menina e um menino, pedem dinheiros aos condutores.
 
Outro fato que chama atenção é como o homem que com um pano na cabeça, se protegendo do sol, conseguiu tantos cones para executar seu trabalho? É óbvio que recursos para adquirir esse equipamento essa família não teria, a menos que pessoas coniventes tenham doado. O local sempre é o mesmo o que caracteriza que esses buracos tenham sido abertos propositadamente, para que servisse de fonte de renda à família, haja vista que em locais que realmente estão em péssimas condições não há nenhuma operação “tapa buraco”, seja por parte do governo, seja por parte de moradores residentes a beira da estrada.
 
Fiz uma viagem ao município de Tailândia no início deste mês de janeiro, dez dias depois retornei ao mesmo município, e lá estava o homem e provavelmente seus dois filhos no meio da estrada com ferramentas, cones e uma quantidade considerada de terra para ser colocar nos buracos e “ajudar” os motoristas. Nada contra a atitude desse senhor, mas o que mais chama atenção, repito, são as formas em que esses buracos surgiram na PA 150, principalmente entre os dois municípios, dando a visão que tais “buracos” foram abertos com picaretas e outras ferramentas com um único objetivo, receber “gorjetas”.

Se as autoridades competentes realizarem uma operação “tapa buracos” na rodovia PA 150, que por sinal está precisando com urgência, esse senhor conhecido como “amigo da estrada”, perderia seu “ganha pão” e teria que buscar novas fontes de sobrevivência, a menos que e abrisse novos buracos.

Infelizmente pelas circunstâncias não foi possível documentar a cena pelo meio fotográfico por não dispor no momento de tal recurso.
 
Fica o alerta às autoridades.

Nenhum comentário: