Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Paysandu tem a maior torcida do norte.

É, parece que a fama de “mais querido” atravessou a Almirante Barroso


O instituto de pesquisa Datafolha divulgou ontem alguns resultados da pesquisa que faz anualmente sobre as maiores torcidas do Brasil entre pessoas com mais de 16 anos. Flamengo-RJ e Corinthians-SP permanecem na cabeça da listas, mas a maior novidade foi a aproximação entre os dois. Enquanto o Mengão perdeu dois pontos percentuais e foi a 17% da população nacional, o Timão cresceu um ponto, indo a 15%. Como a pesquisa tem margem de erro de 2%, há um empate técnico entre as duas maiores torcida do Brasil.
Para a região norte o dado mais importante era saber quem apareceria em primeiro entre os clubes locais. Pelo Datafolha, que ainda não divulgou detalhes sobre a metodologia e as tabelas completas da pesquisa, realizada em 144 municípios, seria o Paysandu o dono da maior torcida do norte, a 20ª do Brasil.
A divulgação dos números pelo jornal "A Folha de São Paulo", na edição de anteontem, mesmo sem os detalhes citados acima, foi suficiente para criar polêmica em nível nacional. O mesmo aconteceu regionalmente. Os azulinos, que até hoje lembram do ano de 1947 e o Jornal "A Vanguarda", que naquele ano promoveu concurso para que se conhecesse o clube mais querido de Belém. Os leitores do jornal votavam viam cupons que vinham nas edições e, depois de meses de promoção, as urnas foram abertas dia 4 de dezembro de 1947. O Remo teve 43.038 votos e o Paysandu 39.639.
O “fenômeno” azulino não aceita esse resultado do Datafolha, mas na realidade são dados estatísticos e merecem credibilidade. Afinal, eu já sabia que o dono da maior torcida do norte é a do Paysandu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Peraí! Quem tem mais respeitabilidade em pesquisa desse nível é o Ibope, que em 2004 numa amostragem muito superior a essa do Datafolha apontou o fenômeno azul como 16ª torcida do país. Se a pesquisa fosse em toda a Amazônia Legal, segundo o Paulo Caxiado, o Leão ficaria entre os 5 primeiros, com 5 milhões de torcedores. Por isso essa pesquisa tá mais furada do que as "meninas" da Riachuelo hehehehehehe.

Anônimo disse...

Aos "queridos" vizinhos: "O pior cego é aquele que não quer enchergar!"