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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governdo do Pará firma convênio para agilizar tráfego na Região Metropolitana de Belém

Até 2015 será resolvido um dos mais graves problemas de infraestrutura de Belém: o estrangulamento do tráfego de veículos no acesso à cidade, no trecho que envolve a Rodovia BR-316, o Entroncamento e a Avenida Almirante Barroso, que faz a ligação com o centro da capital.

O projeto Ação Metrópole, cuja segunda etapa prevê a construção de um corredor exclusivo de transporte de passageiros entre a Alça Viária, no município de Marituba, na RMB, e o Ver-o-Peso, no centro de Belém, ganhou impulso nesta quinta-feira (09) com a assinatura de um empréstimo no valor de ¥ 16,411 bilhões (16 bilhões e 411 milhões de ienes) ou R$ 320 milhões. O acordo foi assinado entre o governo do Pará e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em Brasília (DF). Os recursos, oriundos do Banco Mitsubishi, sediado em Tóquio (Japão), vão garantir as obras de construção do corredor viário, que deverá estar pronto até o final de 2015. A contrapartida do governo do Pará será de R$ 160 milhões.

Da reunião participaram o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira; o coordenador do projeto Ação Metrópole, Paulo Ribeiro; a coordenadora técnica do projeto, Marilena Mácola, e o representante sênior da Jica no Brasil, Masayouki Eguchi.

Agora, o acordo assinado seguirá para análise e aprovação no Ministério da Fazenda do Brasil. Em seguida, será enviado para aprovação pela Casa Civil da Presidência da República. Após a assinatura da ministra chefe da Casa Civil, o acordo será enviado ao Senado brasileiro para análise e votação. Todo o trâmite deve acontecer em um mês e meio. Entre os meses de março e abril, começam as fases de elaboração de projetos e licitação. Segundo Paulo Ribeiro, as obras do "Ação Metrópole" devem começar em janeiro de 2014. No final de 2015, o Bus Rapid Transit (BRT) deve entrar em operação.

Rapidez e eficiência - O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade, com serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT apresenta o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, a um custo muito inferior.

Apesar de o BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais dos coletivos. Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, o BRT tem se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. Na Região Metropolitana de Belém, o BRT terá capacidade para 180 passageiros por veículo. Interligando a Alça Viária ao centro de Belém, terá estações de integração ao longo do itinerário, sendo duas já definidas: em Marituba e no Conjunto Júlia Seffer.

Falando sobre o acordo assinado nesta quinta-feira, Masayouki Eguchi disse que o governo do Japão se sente realizado com o investimento na melhoria da qualidade de vida em uma das cidades mais importantes da Amazônia, uma região de grande valor para o mundo. “A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades e nós, com esse acordo, estamos promovendo isso”, ressaltou Eguchi.

Segundo César Meira, o "Ação Metrópole" é um dos principais compromissos do Governo Simão Jatene, fazendo parte da Agenda Mínima. “O problema de mobilidade urbana na entrada de Belém já se arrasta há 20 anos e agora, com esse acordo, damos um passo importante para resolvê-lo”, afirmou Meira. Não é apenas um projeto para o trânsito. É um projeto para melhorar a qualidade de vida das pessoas", concluiu o diretor.

Com informações da Agência Pará de Notícias
http://agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=93231#

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