Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ilha de Trambioca: Balsa é apreendida e visitantes ficam ilhados

A ilha de Trambioca localizada no município de Barcarena é um local aprazível, cheio de encantos, com suas características “ainda” rústicas que deixam seus visitantes deslumbrados, considerando que o local oferece tranqüilidade e sossego para quem busca refúgio na ilha e foge das cidades grandes.

Na última quarta feira de carnaval (22), centenas de pessoas que foram passar o feriadão na ilha, ficaram ilhadas, considerando que não puderam retornar com seus carros para o continente pelo motivo de a balsa que faz o serviço de travessia ter sido apreendida após fiscalização.

A Capitania dos Portos mais uma vez apreendeu a balsa que faz a travessia alegando que a embarcação apresentava irregularidades. Essa apreensão causou indignação aos visitantes, que até à tarde da quarta feira de cinzas ainda permaneciam na ilha sem perspectivas de quando retornariam às suas casas. As autoridades não deram explicações e muitos visitantes sem dinheiro e sem o serviço da balsa ficaram desesperados sem saber a quem recorrer.

Não é a primeira vez que fatos como esse acontece. Segundo moradores e visitantes a Capitania dos Portos só faz esse tipo de prevenção no final de semana ou mesmo após feriados prolongados, fazendo com que centenas de famílias sofram as conseqüências, expondo crianças e idosos em situações humilhantes. Alguns visitantes que foram passar o carnaval em Trambioca disseram que a Capitania aparece, leva a balsa e deixa os visitantes ilhados, num tremendo desrespeito às pessoas.

Ninguém é contra esse tipo de fiscalização, mas muitos questionavam o porquê de a Marinha através da Capitânia não agir antes dos feriados. Se essa apreensão fosse realizada com prevenção, certamente esse drama não teria acontecido.

Por outro lado as autoridades municipais e estaduais nada fazem para sanar os problemas que constantemente acontecem com a balsa que faz a travessia para a ilha de Trambioca, deixando as pessoas abandonadas e sem condições de retornarem às suas cidades. Vamos esperar que fatos como esse não se torne a repetir, e que a Capitania dos Portos de Belém proceda de forma preventiva, ou seja, que ao fiscalizar a embarcação que o faça antes de qualquer período festivo que anteceda um feriado prolongado, para evitar que pessoas sejam expostas ao ridículo.

Fotos da ilha de Trambioca - Barcarena/Pará

 
O jornal Diário do Pará Online, edição desta sexta feira, 24 de fevereiro, mostra uma reportagem sobre a apreensão da balsa no município de Barcarena, onde centenas de pessoas ficaram sem poder retornar às suas cidades de origem.
 
Saiba mais

Nenhum comentário: