Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estatuto do Torcedor, mais uma lei neste imenso Brasil

Mais uma lei que certamente não será cumprida. Quem irá fiscalizar essa lei?
De acordo com o texto, estádios com capacidade acima de 10.000 torcedores devem ter monitoramento por imagens de todo o público presente, inclusive nas catracas. Listas com os nomes de torcedores impedidos de ir aos estádios deverão ser fixadas ostensivamente em locais visíveis próximo das entradas. Está proibida também a entrada de bandeiras e símbolos com mensagens ofensivas, bebidas, substâncias que podem incitar a violência e fogos de artifício. Torcedores que invadirem o campo serão processados civil e criminalmente.

Com as novas regras, as torcidas organizadas passam a ser responsabilizadas por atos de vandalismo cometidos por seus membros, que deverão ser cadastrados. Caso algum deles se envolva em confusão em uma área de até cinco quilômetros de distância do local do jogo, todo o grupo poderá ficar impedido de assistir às partidas nos estádios por três anos. A punição para o torcedor violento poderá ser de multa a prisão de dois anos. Os gritos de guerra e cânticos comuns entre os torcedores também estarão sob vigia. Se as letras ofenderem de alguma forma árbitros, jogadores, técnicos ou times rivais, haverá punição à torcida.

Os times também passam a ter novas obrigações. Será dever das agremiações também fiscalizar a prática de cambismo e a venda clandestina de ingressos, que passa a ser proibida.

É engraçado este país, este Estatuto prevê pena de multa e até 2 anos de prisão a quem descumprir as normas. O interessante é quem quem matar, quem rouba, quem comete crime hediondos não fica na cadeia, imagina quem apenas brigar nos estádios ou vender ingressos sem autorização? Você acredita nessa nova lei? A Lei de Trânsito que previa prisão para quem fosse pego em flagrante dirigindo sob efeito de alcool, não é cumprida, pois a maioria dos motoristas que cometeram esses atos ilicitos pagam fianças e são colcados em liberdade para cometerem novos crimes, ainda vem mais essa lei do torcedor. É brincadeira!!!

Nenhum comentário: