Páginas

domingo, 11 de julho de 2010

Juiz é morto por PM em briga de trânsito na Bahia

O juiz Carlos Alessandro Pitágoras Ribeiro, substituto da Comarca de Camamu, na Bahia, foi morto por um policial militar no sábado, em uma briga de trânsito nas proximidades do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador. O corpo do magistrado será enterrado neste domingo, às 15h30, no cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.
Segundo testemunhas, após um desentendimento no trânsito, o juiz desceu do carro armado com uma pistola 9 mm e foi em direção ao policial, que atirou duas vezes. O PM pediu socorro a outros policiais, mas Ribeiro não resistiu aos ferimentos e morreu na hora
O PM e sua arma passaram por perícia. A Corregedoria Militar e a Polícia Civil devem investigar se o policial efetuou os disparos em legítima defesa.
O juiz Carlos Alessandro Pitágoras Ribeiro era membro do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Ele entrou para a carreira jurídica em 2005, após aprovação em concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça baiano. Casado, baiano, ele tinha uma filha de 5 anos e vivia em Valença. (Fonte: Diário do Pará On Line)

Comentário:
Muitos magistrados que possuem as benevolências que o cargo oferece, dentre elas, o uso permitido de "arma de fogo", como revolver, pistola, contribui para esse tipo de crime. Neste caso, esse juiz que já desceu de seu veículo com arma em punho, não esperava encontrar um policial pela frente. É obvio que o policial não sabia que se tratava de um magistrado e certamente alegará legítima defesa. O uso de arma de fogo deveria ser permitido somente à policiais em serviços. Não é atoa que o senador do Amazonas Arthur Virgilio, em artigo publicado num jornal de grande circulação, defende o projeto que tramita no Senado, onde se aprovado, acaba com os excessos de vantagens que os juízes possuem, como por exemplo, se um juíz se envover em corrupção e for comprovado a sua participação, o mesmo deve ser demitido a bem do serviço público, igual a um servidor publico comum, mas atualmente, as penalidades que os mesmo recebem é a aposentadoria compulsória com todas as vantagens de seus proventos.
Juiz não é superior a ninguém, eles apenas tem o dever de fazer as leis serem cumpridas e não se acharem que ao usar uma "arma" se sintam superiores aos demais cidadões.

Nenhum comentário: