Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

A corrupção no Brasil

  A corrupção é uma epidemia que se alastra cada vez mais em nosso país. A impunidade é a causa de toda essa "farra" com dinheiro público, onde as pessoas de boa índole pagam seus impostos devidos, mas as nossas leis, o nosso judiciário e acima de tudo os nossos legisladores (políticos), que são responsáveis pela crianção e cumprimento das leis, viram às costas, pouco estão preocupados com o que a sociedade pensa ou se manifesta. Na verdade, se o povo brasileiro fosse as ruas, protestar e pedir mudanças, certamente teríamos um Brasil mais justo, mais honesto.


De norte a sul do Brasil, a corrupção não tem limites, a Policia Federal faz seu papel, investiga, prende, e ai vem a justiça e coloca esses corruptos em liberade.

Em Belém, tivemos recentemente a prisão de cincos servidores públicos municipais envolvidos em fraude de licitação, foram presos e em seguida colocados em liberdade.

Agora foi a vez de escândalos no governo do Amapá, onde 18 pessoas foram parar na cadeia por corrupção, entres eles o governador, o ex-governador e pasmem, até o presidente do Tribunal de Contas do Estado. Até quando a sociedade vai suportar tanto desvio de recursos públicos? Logo todos estarão livres.

Precisamos urgentemente de mudanças na nossa legislação, onde esse tipo de crime seja tipificado como crime hediondo, haja vista que "roubar" virou sinônimo de liberade. No Brasil o crime compensa, pois se olharmos para as estatísticas, apenas 1% dos crimes ocorridos seus autores estão na cadeia.

O que é democracia? O que é réu primário? O que segnifica ter residência fixa? Na verdade, em paises desenvolvido, esses exemplos não existem, pois matar, roubar, extorquir, estuprar ou cometer qualquer ato ilícito, é crime e seus agente devem pagar por seus atos, em muitos casos nem pagando fiança são colocados em liberdade. Mas aqui no Brasil, isso não acontece, pelo contrário, é um incentivo. Se eu roubo, tenho a certeza que meu advogado vai me liberar. A certeza é grande.

É revoltante, é lamentável, por isso a cada dia que passa, mais aumenta a criminalidade. A nossa própria Constituição é benéfica e ao mesmo tempo desrespeitada, pois diz que ninguém pode ser preso antes de transitado e julgado, mas acontece que esses criminosos nem julgados são, e quando são, não são condenados. O maior exemplo é a lei de ficha limpa.

Vamos aguardar o próximo "escândalo, que por sinal já não é mais escândalo, haja vista, que virou rotina. Os atos de improbabilidade, de ilegalidade de uso indevido do dinheiro público e o enrriquecimento ilícito, nortou-se o meio mais curto de enrriquecer.

Este é o Brasil, este é o povo que "engole" pacificamente todas essas falcatruas de políticos, magistrados, governantes e quem quer que se envolva com o dinheiro do povo. Estamos em época de eleições, onde deveremos escolher nossos representantes. É hora de o povo mudar, votar em políticos sérios, sem envolvimentos em corrupção, dando oportunidades a quem realmente quer nos representar.

Sabemos que ainda existem políticos, magistrados e governantes honestos, e acreditamos nessa minoria para mudar nosso país, antes que essa "epidemia" se alastre cada vez mais, dizimando uma sociedade inteira.

É minha opinião.

Nenhum comentário: