Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais corrupção: Secretário-executivo do Ministério do Turismo é preso de PF

PF prende secretário-executivo do Ministério do Turismo

A Polícia Federal prendeu nesta manhã o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa, e o ex-secretário-executivo da pasta, Mário Moyses, na operação Voucher, que investiga desvios relacionados a convênios de capacitação profissional no Amapá. Ao todo, 38 pessoas foram presas.

Costa foi nomeado em janeiro pelo ministro Pedro Novais (PMDB), e Moysés dirigiu a Embratur até o meio deste ano. Moyses é ligado ao PT e assessorou a ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy. Colbert foi indicado pelo ex-deputado Geddel Vieira Lima.

Na ação, com cerca de 200 policiais federais, divididos em São Paulo, Brasília e Macapá, a PF está cumprindo 19 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária e 7 mandados de busca e apreensão.

A operação investiga o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. Segundo a PF, as pessoas envolvidas no esquema criminoso serão indiciadas, de acordo com as devidas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitação. As penas para tais crimes podem chegar a doze anos de reclusão.

São investigados também funcionários do Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável) e empresários, de acordo com a PF.

Em São Paulo, foram presas 12 pessoas, sete em prisão preventiva e cinco temporária. Entre os detidos em São Paulo, está o secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho.

Os detidos serão levados para o Amapá.

CRISE FEDERAL

Desde junho, o governo federal enfrenta uma série de escândalos em vários ministérios que já levaram à queda dos ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa).

Denúncias de corrupção e irregularidades em licitações atingiram os ministérios da Agricultura e Transportes. Este último teve mais de 20 funcionários afastados.

As pasta de Cidades e Defesa também respondem por irregularidades.

Com informações da Folha.com


Onde vamos parar? O Brasil esta "atolado" na lama da corrupção, a sociedade não aguenta mais presenciar todos os dias desvios de recursos públicos por parte de gestores do governo. Lamentavelmente as nossas leis permitem que fatos ilicitos como esses e tantos outros, deixem os "maus-feitores" em liberdade. Precisamos de uma legislação mais severa, onde "roubar" o dinheiro que o povo paga seus impostos com muito sacrifício, levasse esses surrupiadores direto para a cadeia por um bom tempo, só sim, este país deixaria de ter a fama de um dos paises mais corrupto do mundo

Nenhum comentário: