Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

PARFOR: Estão abertas as pré-inscrições 2012/1


Estão abertas, até 10 de setembro, as pré-inscrições para participar do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) 2012/1, que tem o objetivo de formar mais de 40 mil docentes em todo Estado. A pré-inscrição na Plataforma Freire (freire.mec.gov.br) é necessária para a escolha do curso que o professor almeja estudar. Depois da pré-inscrição há a validação/homologação da inscrição pelas secretarias municipais. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Seduc.

O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção, não há vestibular. Para este período, que terá início em julho de 2012, serão ofertadas nove turmas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Pedagogia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências, Matemática e Linguagens. São 360 novas vagas distribuidas nos municípios de Abaetetuba, Acará, Belém, Itaituba, Mãe do Rio, Tucuruí e São Caetano de Odivelas.

Para ministrar as aulas a esses “professores-alunos”, IPES convidam os professores universitários para ir até os municípios executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso. Os cursos, em sua maioria, têm a duração de quatro anos e acontecem no período em que os professores estejam em recesso de suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada (seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA.

A UFPA oferece 21 cursos no Parfor: Arte/teatro; Arte/dança; Artes visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química, Sociologia, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências, Matemática e Linguagens, Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo.

Cronograma de inscrição para o Parfor 2012/1:

03/08/2011 a 10/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire
11/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais
09/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos
13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula pelas IES e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Maiores informações

Nenhum comentário: