Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OAB promoveu segunda etapa do exame de Ordem

A prova prático-profissional da OAB foi realizada no dia 21, das 14 às 19h, no campus da Faculdade Ideal (FACI). Esta é a segunda etapa do exame de 2011. No Pará, as cidades sedes foram Belém, Marabá e Santarém, e, no total, tiveram 500 candidatos participantes.

A presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, Janaína Guimarães, ratifica que a prova é importante para o bacharel adquirir sua qualificação profissional de advogado. Ela explica que a segunda etapa testa os conhecimentos práticos de profissão. “O aluno enquadra sua vivência na prova. O que ele faria [nessa situação] quanto profissional?” O advogado Eduardo Turiel, da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, afirma que a prova é uma aferição dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso pelo acadêmico.

Os integrantes da Comissão de Estágio e Exame da Ordem que estavam presentes eram: Janaína Guimarães, Eda Leitão, Luna Freitas, Eduardo Turiel e Magda Abou El Hosn.


Vários candidatos estavam ansiosos pelo momento. “Ontem fui dormir três horas da manhã estudando. Estava revisando todo o conteúdo.” afirma a candidata Viviani Araújo. Felipe José, formado em direito, reafirma a importância da prova. “É de extrema importância, pois é com ela que podemos começar a advogar.”

Resultado


Dia 1º de setembro será divulgado o gabarito, e, no dia 13 de setembro, sairá o resultado preliminar das provas, onde os candidatos poderão dar entrada com recursos contestando a prova. No dia 4 de outubro será divulgado o resultado final.

Número de candidatos

Em Belém estavam aptos a realizar a prova 434 candidatos, porém, seis faltaram. Já em Marabá e Santarém, todos estavam presentes, 34 e 38 candidatos respectivamente.


Alto número de reprovação


Sobre o alto índice de reprovação do exame da Ordem realizado no início de 2011, Janaína Guimarães diz que isso pode ser resultado do nervosismo. “Em muitos casos o aluno acaba perdendo para ele mesmo, o que acaba dificultando na elaboração da prova. Mas pode ser também falta de preparo.” Conclui.

Nenhum comentário: