Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mãe perde gêmeos após falta de atendimento em Santa Casa no Pará

Vergonha! não é a primeira vez que vidas se perdem por falta de atendimentos médicos

Uma mulher grávida de gêmeos perdeu os filhos após sua entrada na Santa Casa ter sido recusada por falta de leito. Ela ainda tentou atendimento no Hospital de Clínicas Gaspar Viana e também teve que ir embora, pois o hospital estava lotado.

A mulher, que mora em Outeiro, chegou a ligar para o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que prestou o atendimento, mas perdeu os filhos quando ainda estava dentro da ambulância.

A mulher grávida de aproximadamente 30 semanas, perdeu os dois filhos gêmeos, nesta terça-feira (23), após falta de atendimento no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Belém. Segundo informações da Polícia Civil, ela e o marido teriam sido impedidos de entrar no estabelecimento por um funcionário que estava na portaria, sem que tivesse comunicado os médicos de plantão. A alegação seria a falta de leitos na maternidade da Santa Casa.


A gestante permanece internada na Santa Casa, com quadro estável e sem previsão de alta.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi acionada pelo marido da gestante, que a encaminhou para o Hospital das Clínicas, que também não teria condições de prestar atendimento à paciente. Ela, então, foi levada novamente pelos bombeiros para a Santa Casa, onde teria sido impedida de entrar novamente.

Neste segundo momento, a médica que estava de plantão, teria se negado a prestar atendimento à gestante. Por essa razão, um dos bombeiros e um policial militar chegaram a dar voz de prisão à médica por negligência.

A prisão dela não foi confirmada pela Polícia Civil, que informou que a profissional de saúde foi detida para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e liberada em seguida. Segundo a Santa Casa, a médica que fez o atendimento no setor de triagem se apresentou espontaneamente à delegacia, acompanhada de testemunhas e dos procuradores da Santa Casa, para prestar esclarecimentos sobre o fato.

Enquanto esperava por atendimento, de acordo com os bombeiros, a gestante teve um sangramento e uma das crianças nasceu na ambulância da corporação, mas sem vida. A segunda criança nasceu, também sem vida, na Santa Casa.

A Polícia Civil ouviu o depoimento, na noite desta terça-feira, dos bombeiros que prestaram os primeiros socorros à gestante. A delegada responsável pelo caso, apura os possíveis crimes de omissão de socorro e homicídio culposo, sem intenção de matar.

Nenhum comentário: