Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O voto do eleitor brasileiro

          Depois de Enéas, Clodovil, eis que surge mais um campeão de votos, o Tiririca, humorista que com suas “palhaçadas” conquistou a simpatia do povo, não só estará compondo a Câmara dos Deputados em Brasília, como levará outros partidários de sua legenda. Também o ex-jogador Romário, conhecido por suas polêmicas, aparece entre os candidatos mais votados do Brasil, onde teve uma expressiva votação no Rio de Janeiro. Poderíamos citar dezenas ou mesmo centenas de candidatos que almejaram uma cadeira na Câmara Federal por suas irreverências. Aqui no Pará, não ficamos atrás, pois muitos políticos entram no rol dos campeões de votos, como é o caso de Wladimir Costa, que ultrapassou a casa dos 200 mil. Afinal, o que o eleitor quer, o que ele pensa e espera desses candidatos, quais são seus objetivo? Penso eu, que é uma forma de expressar suas decepções com a atual política brasileira, onde as “velhas raposas” na política não merecem mais credibilidade, embora na prática, a maioria se mantém no poder mesmo que esses congressistas poucos se preocupem com seus eleitores.
           A posição do STF em não definir as questões da Lei Ficha Limpa, onde deveria tornar inelegíveis os candidatos fichas sujas (conforme pedido da sociedade), que teve a iniciativa de querer expulsar os políticos envolvidos em corrupção, não vigorou. Afinal, quais foram os eleitores que assinaram o abaixo assinado para que essa lei fosse votada pelo Congresso Nacional? Seria uma parte da sociedade, digamos, de pessoas de classe A e B? Acredito que sim, pois os resultados estão ai. No Estado do Maranhão, por exemplo, o clã Sarney continua reinando, pouco se “lixam” as críticas à família Sarney, onde pai, filha, filho, genro, sobrinhos, cometeram atos ilícitos durante seus mandatos, pois o que interessa mesmo ao povo é manter os “poderosos” no poder, mesmo que o Estado continue como o mais pobre da Federação, onde a miséria é presente.
          Aqui no Pará, as coisas não são tão diferentes do nosso vizinho, pois, apesar de toda polêmica com relação a Lei Ficha Limpa, mesmo os votos ainda não terem sido divulgados pelo TRE, por decisão do TSE, Jader e Paulo Rocha, receberam mais de 1.700 milhões votos cada um, isso quer dizer, que o povão não esta nem ai pra essa tal de Lei Ficha Limpa, pois o que importa mesmo, é a pessoa, a simpatia dela, mesmo que ela roube mas faça – fazer o quê?, É o pensamento do eleitor. Deixo claro, que não estou dizendo que os candidatos citados roubaram apenas me baseio nas decisões dos Tribunais Eleitorais e nas jurisprudências, onde alguns políticos foram tornados inelegíveis. Lembram do Antony Garotinho ex- governador do Rio? Pois é, foi eleito com muitos votos para a Câmara Federal.
          A democracia é isso, o povo é soberano, ele faz o que bem entender com sua arma (seu voto), elege quem o quer, mesmo que não tenha instrução e/ou esteja respondendo processo por mau comportamento durante seu mandato. Esse é o povo brasileiro.
          Ressalte-se, que apesar das surpresas do eleitor, muitos políticos famosos não irão retornar à Brasília, assim, como em se tratando do Pará, poucas foram às mudanças na Assembléia Legislativa
Mas num país democrático e de direito é o povo quem decidi, é ele quem realmente tem o poder pra manter ou tirar da política quem bem entender.

Pra frente Brasil!

Nenhum comentário: