Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Corrupção! Ministério Público pede prisão por fraudes em licitações no município de Mocajuba no Pará,



MPE identificou escritório especializado em fraudar processos licitatórios.

A justiça do Pará expediu nove mandados de prisões por fraudes em licitações no município de Mocajuba

Foto: MPE/PA
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (9) em uma empresa de contabilidade Polo – engenharia, em Belém. Também foram apreendidos documentos que serão analisados e servirão como provas de um esquema de fraude em licitações da prefeitura de  Mocajuba.
 


O esquema descoberto pelo Ministério Público do Estado desde novembro do ano passado pedia fiscalização das contas da prefeitura, principalmente nas licitações do município.

Foram apreendidos em escritório de contabilidade da empresa, com sede em Belém, milhares de documentos, além de computadores e equipamentos utilizados nas fraudes.

Segundo o MPE, as fraudes nos processos licitatórios começaram desde o ano de 2009 e somam mais de R$6 milhões desviados pela quadrilha.

ESQUEMA
“Pela primeira vez o MP conseguiu identificar e chegar a um escritório especializado. É um verdadeiro laboratório fraudulento para saquear o erário”, disse o Promotor de Justiça Nelson Pereira Medrado.

Segundo o promotor, eles montavam tudo no computador onde possuíam um portifólio com nomes de diversas empresas dos mais diversos ramos de atividade. Montavam o edital, elaboravam as propostas com as respectivas cartas convites, até chegar ao processo de homologação. Após a conclusão da licitação, dividiam o produto arrecadado entre os empresários e os servidores públicos.

A operação conjunta desencadeada pelo Grupo atuação especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público Estadual (MPE), Divisão de operações especiais (Dioe) da Polícia Civil e auditoria do Tribunal de Contas do Município (TCM) deflagrada nesta manhã de terça (9) para cumprimento de mandados de prisões em Belém, Marituba e Mocajuba e de mandados de busca e apreensão de documentos contábeis.

INVESTIGAÇÃO
O auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Alcemar Lobato diz que a parceria do TCM com o MP começar a gerar bons frutos no combate a improbidade. ”Ainda não temos a dimensão dessa fraude, mas com certeza vamos investigar todos os 144 municípios paraenses para saber até onde essa quadrilha atuava e até onde foram os braços da Polo engenharia e seus parceiros” garantiu o auditor Lobato.

Além do TCM participaram da operação os delegados da Dioe – Rogério Moraes e a delegada Beatriz Silveira da Delegacia de Repressão de Crimes Tecnológicos que contribuíram nas investigações e nas prisões dos envolvidos.

Dos 9 (nove) mandados de prisão expedidos pela justiça somente 7 foram cumpridos. Dois ainda estão foragidos o secretário de finanças da PMM e o empresário dono da Pólo.

Os presos na Operação Mocajuba.
Ajax João Ferreira Paes – Presidente da comissão de licitação da Prefeitura municipal de Mocajuba (PMM);
Willison Aciolli Lopes – Secretário da comissão de licitação da Prefeitura municipal de Mocajuba (PMM);
Luis Carlos Cardoso Lopes – Funcionário Público e secretário de finanças da PMM (este está foragido)
Walcemor Alves da Silva – Funcionário Público;
Maria da Conceição Quaresma Lourinho – Funcionária Pública;
Thaina da Cruz Quaresma – Funcionária Pública e esposa de Miguel Océlio Seixa Quaresma;
Adriano Xavier Ramos – Funcionário Público;
Jose Antonio Caldas Rodrigues – Funcionário Público e
Miguel Ocelio Seixas Quaresma – Empresário e proprietário da Polo – construções e pavimentações Ltda.

Mais informações

Nenhum comentário: