Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Operação desarticula esquema de fraudes no imposto de renda nos Estados do Pará, Goiás e Roraima

A Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira, 10 de abril, a operação “Extremo Norte” para desarticular um esquema de fraudes contra a Receita Federal nos Estados do Pará, Goiás e Roraima.

A ação é resultado de investigação conjunta dos órgãos federais iniciada há  um ano, quando foi identificado um esquema fraudulento de restituições indevidas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A  fraude se iniciava com a transmissão da Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) de prefeituras e órgãos municipais com a inserção de informações falsas sobre retenções do imposto de renda.

São cumpridos hoje 11 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de condução coercitiva. Participam da operação 30 servidores da Receita Federal e policiais federais.
Há indícios que apontam que parte da organização criminosa identificada em 2011 na Operação Apate, deflagrada pela Receita Federal e Polícia Federal, continua em atuação, dessa vez em municípios do Pará e Roraima.

Outro grupo, também investigado na operação de hoje, atua a partir de um escritório de contabilidade localizado em Ananindeua (PA) fraudando DIRF de entes públicos do nordeste paraense.

A estimativa da Receita Federal é que o prejuízo aos cofres públicos alcance  mais de R$ 30 milhões.

O nome dado à operação - “Extremo Norte” - faz alusão à existência de indícios de fraude que também envolve o estado de Roraima, região geográfica onde está localizado o ponto mais setentrional do país.

Os envolvidos poderão responder por crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, falsidade ideológica, entre outros crimes.

As Declarações do Imposto de Renda que contenham dados falsos informados pelos Municípios serão retidas pela Receita Federal e auditadas.

As multas podem chegar a 300% do valor do tributo devido e, caso seja confirmado o envolvimento dos contribuintes, eles poderão responder criminalmente pela fraude.

Apenas na última semana a Receita Federal realizou duas grandes ações de combate a fraudes envolvendo fraudes ao imposto de renda. Na Bahia ocorreu no dia 4 a operação Teça – Olhos Atentos,  com a prisão de dois suspeitos em causar prejuízos de aproximadamente R$ 50 milhões aos cofres públicos.

Será concedida entrevista coletiva hoje, às 10 horas, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Belém (PA), localizada na Av. Almirante Barroso nº 4466.

MPF/PA

Nenhum comentário: