Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

As ameaças dos taxistas em fechar as ruas de Belém

Esta semana uma notícia publicada nos jornais chamou atenção da sociedade belenense, dando conta de que os taxistas fechariam as ruas de Belém no dia do jogo entre Brasil e Argentina. A notícia pegou de surpresa as pessoas, que em hipótese alguma aceitou as ameaças, pois como se diz na gíria, “se essa moda pega”, iríamos viver numa cidade sem governo e sem lei.

A ameaça do Sindicato dos Taxistas do Município de Belém de fechar todas as ruas da capital no dia do jogo deixou a Companhia de Transportes de Belém em “pavoroso”, tanto que as mudanças que a Companhia pretendia fazer, a priori foram revogadas, voltando atrás da intenção em ordenar o trânsito na Presidente Vargas.

É inadmissível que o poder público se curve perante uma categoria, seja ela qual for, pois não podemos esquecer que uma minoria se sobreponha à maioria, é uma norma Constitucional que o poder estatal deve agir - se necessário a força -, garantindo em benefícios da coletividade.

O presidente do sindicato, deu exemplos de como se usa o poder para intimidar quem detém a força, mas que poder? Fechar as ruas e causar transtornos à sociedade? Colocar seus carros atravessados no meio das vias e bagunçar ainda mais uma capital prejudicando mais de um milhão e meio de pessoas? É caso para o Estado e o Município agirem de forma se possível coercitiva, para salvaguardar o direito de ir e vir das pessoas. Vale lembrar que em alguns casos somente com a força se mantém a ordem.

Belém chegou ao seu limite de veículos, não há espaço para todos. Os engarrafamentos são constantes, isso quando não há acidentes que o caos se implanta de vez, deixando motoristas e pedestres em estado de estresse.

As ameaças feitas por alguns motoristas e consequentemente a recusa da CTBel, deixou surpresa a sociedade de Belém, pois certamente outras ameaças virão e o poder público atônito e sem saber o que fazer, irá sempre ceder aos caprichos de sindicalistas que buscam seus direitos prejudicando os direitos das demais pessoas que nada tem a ver com os problemas alheios. Infelizmente a prefeitura de Belém não deveria se curva, pelo contrário, deveria se impor e aguardar as ameaças se concretizassem, ai sim, entraria em ação a força. Certamente serviria de exemplos àqueles que qualquer coisa vão para o meio das ruas prejudicar o direito de ir e vir do cidadão de bem.

Enquanto isso, o demais trabalhadores que usam seus veículos não tem quase opção de estacionamento, haja vistas que Belém foi tomada por “pontos de táxis”, eles se apossam de qualquer lugar e fazem o que bem entender sem serem importunados pelas autoridades de trânsito.

Nenhum comentário: