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quinta-feira, 17 de maio de 2012

O caos tomou conta do trânsito em Belém!


Ninguém agüenta mais a balbúrdia que diariamente os engarrafamentos causam na capital paraense. Carros demais para ruas de menos.

A falta de planejamento aliada a ânsia e ganância em executar obras milionárias veio piorar o que já era complicado.

O trânsito de Belém se tornou um dos piores do mundo, onde ninguém respeita ninguém. São motoristas ultrapassando semáforos fechados, motociclistas andando com placas das motos cobertas para não serem multados (multados por quem? Se Belém não possui agentes de trânsito nas ruas). Enfim, o caos se implantou.

Essa obra para implantação do BRT, veio apenas ratificar e acrescentar o que todos previam piorar ainda mais

Qualquer obra em Belém gera embate nos tribunais. Diferentemente de outras capitais onde o planejamento é fato, aqui é diferente, a população que se dane, pois o que importa para os gestores é o montante de dinheiro que vão administrar, o resto, bem, o resto que se dane, a população que se vire, um total desrespeito.

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que embargue as obras do BRT para obrigar a Prefeitura a apresentar um planejamento para diminuir os transtornos causados à população.

Ora, não direi que a manifestação do MPF seja inoportuna ou inadequada nesse momento, mas uma coisa é certa, em nada essa ação trará benefícios à população caso a justiça atenda o pedido do MPF, pois os transtornos continuarão, considerando que as vias que foram diminuídas continuarão. Paralisar a obra não resolverá, até porque a prefeitura não teria como abrir novas vias de uma hora para outra. Lembram das obras do Entroncamento que parava, prosseguia e parava novamente? Pois é, era quase o mesmo drama.

Rodízio de Veículos

Para encontra uma possível solução para o caos viário, o vereador Miguel Rodrigues (PRB) apresentou um projeto de lei que cria, em caráter experimental, o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores em Belém, conhecido popularmente como rodízio de veículos. O objetivo é reduzir o número de veículos em circulação nas vias públicas de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Esse projeto poderia ser um “divisor de águas”, considerando que Belém não suporta mais tanto veículos, sem que as autoridades tomem providências para encontrar uma saída que venha pelos menos a amenizar a balbúrdia que tomou conta do trânsito de Belém.

No meu modesto entendimento, faltou um planejamento adequado, com meios que esse caos pudesse ser evitado, como por exemplo, o prolongamento da Avenida João Paulo II e da Avenida Independência, ai sim, depois dessas vias de escoamentos prontas, essa obra da BRT seria colocada em prática.

Vamos torcer que as autoridades encontrem uma solução, pois a tendência é piorar, até porque essa obra vai chegar no Entroncamento, ponto crucial para os engarrafamentos.

Concordo com o projeto do vereador Miguel Rodrigues em implantar o “rodízio” de veículos em Belém, mas fica uma pergunta, quem fiscalizaria esse rodídio se Belém não tem agentes de trânsito nas ruas?

 Vamos esperar!

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