Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

STF recebe abaixo assinado com 35 mil assinaturas para julgar o "mensalão"

Organizações entregam ao STF 35 mil assinaturas em favor do julgamento do mensalão

Na tarde desta quarta-feira (30), representantes de organizações que combatem a corrupção protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) um manifesto com 35 mil assinaturas que pede agilidade no julgamento da Ação Penal 470, o mensalão.

O grupo, formado pelo Movimento 31 de Julho, pela organização não-governamental Transparência Brasil, pelo Movimento Queremos Ética na Política e pela organização-não governamental Contas Abertas, entregou junto com as assinaturas uma carta em que expõe as razões da necessidade de se julgar o caso.

Assinaturas

As assinaturas foram feitas de forma eletrônica, por meio do portal “Petição Pública”, e presencialmente em eventos organizados pelas entidades apoiadoras na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Marcelo Medeiros, fundador do movimento 31 de julho, a ideia da petição veio com pesquisa na internet sobre o que motivaria as pessoas a lutarem contra a corrupção. “Ganhou disparado o julgamento do mensalão, a partir daí o nosso movimento focou nesse assunto”.

Apesar da maioria das assinaturas ter sido adquirida de forma online (cerca de 24 mil), os organizadores da petição se demonstraram satisfeitos com apoio físico. “A adesão na rua foi muito grande, fizemos eventos na orla, em Copacabana, Ipanema, Leblon. Os movimentos duravam apenas duas horas, mas a adesão era total”, afirma Medeiros. “O corpo a corpo na rua foi muito interessante. Grande parte das pessoas aderiu, fizeram fila e elogiaram muito”, completa Ana Luiza Archer, outra integrante do movimento.

O ato alerta para o fato da possibilidade da prescrição de alguns crimes, e das eleições municipais no final do ano. Com base nesses argumentos, pede que o julgamento seja iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo a carta, o abaixo assinado é uma forma de apoiar e legitimar instituições do Estado que lutam contra a impunidade.

Nenhum comentário: