Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Líderes separatistas do Pará são alvo de ações no Supremo

Com informações da Folha.com

Segundo o jornal Folha de São Paulo, em reportagem publicada no dia 04/12/2011, os principais líderes políticos do Carajás e do Tapajós acumulam processos na Justiça. Os maiores defensores pela divisão do Pará, os interessados na divisão do Pará, teriam aumentadas suas chances de se eleger senadores ou governadores se os os novos Estados forem criados.

Segundo ainda a matéria publicada, o ex-prefeito de Santarém, maior cidade do Tapajós, o deputado Lira Maia (DEM) é réu em quatro ações penais no Supremo Tribunal Federal por supostos crimes de responsabilidade e crimes envolvendo a Lei das Licitações quando foi prefeito.
 
Maia ainda é investigado em sete inquéritos no STF sob suspeita, por exemplo, de compra de votos e crime contra a administração pública.

Na região do Carajás, o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB) lidera a defesa da criação do novo Estado.

Em setembro deste ano, ele foi condenado pelo STF a mais de três anos de prisão por realizar cirurgias de laqueadura em mulheres de Marabá, principal cidade do Carajás, em troca de votos nas eleições municipais de 2004.

De acordo com a sentença, a pena deverá ser cumprida em regime aberto.

Lira Maia negou as acusações e disse que todos os processos a que responde têm cunho político. José Priante minimizou a ação a que responde. Ele diz que a Justiça ordenou que apagasse a propaganda num muro, mas não recebeu a notificação. Asdrúbal Bentes não foi localizado.

A reportagem completa no portal:

Nenhum comentário: