Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Projeto permite que exame de corpo de delito seja feito por pessoa sem diploma

Projeto em tramitação na Câmara permite que, na falta de perito oficial, o exame de corpo de delito seja realizado por duas pessoas idôneas. Pela proposta (Projeto de Lei 2228/11), do deputado Dr. Grilo (PSL-MG), terão preferência portadores de diploma de curso superior ou especialização em área relacionada ao exame ou à perícia.

Atualmente, o Código de Processo Penal (CPP-Decreto-Lei 3.689/41), já prevê a possiblidade de realização do exame por duas pessoas idôneas, na falta de perito oficial, mas exige que tenham diploma de curso superior. Dr. Grilo argumenta ser praticamente impossível pra o Poder público dispor de peritos em todas as localidades do País, principalmente nas mais remotas.

“Com a respectiva adoção, é esperado que grande parte das perícias no curso dos processos penais passe a ser realizada por quem realmente possui os conhecimentos técnicos especializados desejáveis para desempenhar adequadamente as funções de perito judicial, evitando-se, com isso, muitas falhas, divergências e contestações relacionadas às provas periciais produzidas”, justifica o autor da proposta.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bela ideia do excelentíssimo deputado. Já que o poder público não tem condições de dispor de profissional qualificado para atender a demanda, vamos colocar qualquer um pra fazer, não é mesmo? Afinal de contas a prova material nem é tão relevante assim...
Pensando bem, vamos fazer assim: já que o poder publico também tem dificuldade de dispor de juízes e delegados para todas as localidades, vamos emendar o projeto colocando qualquer um pra exercer essas funções também!! Brilhante não é mesmo!?