Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo anuncia rede nacional para recolhimento de armas de fogo

Campanha do desarmamento começa no dia 6 de maio e vai até o fim do ano.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou nesta segunda-feira (18) a formação de uma rede nacional para o recolhimento de armas de fogo, que será implementada durante a campanha do desarmamento, que começa no dia 6 de maio e vai até o final do ano.

O recolhimento será comandado pelas polícias Civil e Federal e as Forças Armadas. A meta do governo é ter, no mínimo, um posto de recolhimento de armas em cada um dos municípios brasileiros. Igrejas e sedes de organizações não-governamentais poderão se cadastrar junto ao Ministério da Justiça para atuar como posto de recolhimento de armas.
 
A antecipação da campanha do desarmamento foi anunciada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na última terça-feira (11). Inicialmente, a campanha estava prevista para junho, mas por sugestão do governo deverá começar no próximo dia 6 de maio, quase um mês depois da tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 12 crianças e do atirador.

Integram o conselho responsável pela campanha do desarmamento representantes do Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, OAB, CNBB, Rede Desarma Brasil, Viva Rio, Instituto Sou da Paz, Banco do Brasil, Frente Nacional de Prefeitos, Conselho de Comandantes da Polícia Militar, Conselho de Chefes da Polícia Civil e Associação de Maçonarias do Brasil.

O Conselho aprovou ainda uma sugestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que as armas que estão em poder da Justiça sejam danificadas de forma a evitar o uso. Como se trata de provas em processos criminais, esse armamento não pode ser destruído a exemplo do que é feito com armas apreendidas.

Fonte: G1

Comentário:

Recolher armas de voluntários não é suficiente para acabar com o desarmamento. As nossas fronteiras são vulneráveis, são por elas que as armas entram no país e chegam às mãos de traficantes. No Brasil qualquer "bandido" possui uma arma de fogo, inclusive crianças e adoslecentes tem facilidades de adquirir uma. Enquanto não houver uma lei que puna severamente quem for flagrado portando uma arma de fogo, penalizando com prisão sem direito a benefícios da lei, a sociedade brasileira ficará refém da violência. 

Nenhum comentário: