Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

IBGE divulga capitais com maior crescimento populacional

Segundo o IBGE, migração justifica aumento no número de habitantes.

Palmas é a capital brasileira que apresentou, entre 2000 e 2010, a maior taxa média de crescimento anual de população, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta sexta-feira (29). A informação faz parte da Sinopse do Censo Demográfico 2010, que apresenta os primeiros resultados definitivos do último recenseamento.


De acordo com o Censo 2010, na capital do Tocantins, a taxa de crescimento foi de 5,2% em dez anos. O segundo lugar, entre as capitais, é ocupado por Boa Vista, em Roraima (3,55%), seguido de Macapá, no Amapá (3,46%). Já a capital brasileira com a menor taxa média de crescimento anual no período foi Porto Alegre (0,35%), seguida por Belo Horizonte (0,59%).

“A população de Palmas foi a que mais cresceu entre as capitais em função do crescimento migratório. Como o Tocantins é um estado criado recentemente, há muita migração”, afirmou Fernando Albuquerque, gerente de Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Fonte: IBGE

 Comentário:

Sem querer polemizar, mas não demora muito a capital maranhense (que não passava de seus poucos mais de 800 mil habitantes), logo estará ultrapassando Belém, que por sinal vem parando no tempo. Outro dado interessante é que a cidade de Manaus tem mais gente que a Região Metropolitana de Belém. Esses dados do IBGE vêm deixando muitos prefeitos inconformados, pois alegam que somente no Pará a população diminui.

Nenhum comentário: