Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pará: fronteiras serão reforçadas para evitar saida de peixes

Peixe paraense não sairá do Estado durante a Semana Santa


A Secretaria de Fazenda (Sefa) reforçou a fiscalização nas unidades de fronteira e vai atuar com equipes móveis nos municípios onde há maior produção de pescado. A medida tem o objetivo de impedir o transporte de pescado não autorizado para fora do Estado, explicou nesta quarta-feira, 6, o secretário da Fazenda, José Tostes Neto.

As ações de fiscalização fazem parte da Força Tarefa de Fiscalização do Pescado, que iniciou no dia 1º de abril, com o objetivo de impedir a saída de pescado vivo, fresco e congelado desacompanhado de autorizações e documentos fiscais. A fiscalização permanece até 22 de abril.

A medida visa garantir a oferta interna do produto. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) foram autorizadas a suspender a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) para pescado vivo, e de Nota Fiscal para comercialização e transporte de pescado para fora do Estado, durante o período de vigência do decreto estadual 71.

Os veículos flagrados pela fiscalização descumprindo as normas do decreto estadual, após as providências devidas, devem retornar para comercializar o produto no mercado interno.

O Governo do Estado vai desenvolver, nos dias que antecedem a Semana Santa, ações de incentivo para aumentar a oferta de pescado a preços acessíveis, como os Programas Peixe para Valer, para venda de peixe resfriado; Semana Santa no Supermercado e Programa Feira do Peixe Vivo.

Nenhum comentário: