Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Belém e seus lixões

 Belém e sua cultura do lixo
  
Parece que as campanhas de combate ao lixo e entulhos não estão surtindo efeitos em Belém. Embora o prefeito tenha mobilizado todo seu maquinário e servidores para o dia “D”, contra a proliferação do mosquito da dengue realizada no ultimo sábado dia 22/01, o que se vê em toda a cidade são enormes entulhos espalhados pelas principais avenidas de nossa cidade. A falta de conscientização das pessoas e a omissão do poder público municipal contribuem para que Belém seja a capital dos “entulhos”, pois por onde se anda, se constata esses “lixões”.

A Sesan alega que realiza diariamente a limpeza desses locais, mas na verdade não é o que se constata. Na Rua João Balbi, esquina com Dom Romualdo de Seixas no bairro Umarizal, bem ao lado de uma estação de tratamento de águas da COSANPA há um lixão a céu aberto.

Portanto Belém é assim, o depósito de lixos nas vias públicas virou sinônimo de beleza. A questão dos lixos e entulhos em Belém é uma questão de cultura, ou seja, o povo pouco se importa com esse grave problema que prejudica uma sociedade inteira. Que vergonha.

Local desse lixão: Rua João Balbi, entre Dom Romualdo de Seixas e Almirante Wandenkolk - Umarizal

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo, bom dia.
A questão do lixo, quer domestico, quer bota-fora, tem duas unicas causas:
01 - a incompetencia e a omissão do poder publico e
02 - a falta de educação do cidadão.
Enquanto ambos não se conscientizarem das suas responsabilidades, nada vai mudar, pois, a sociedade civil e infinitamente maior que o poder estatal.
Ano passado levei ao agente distrital e para a belemtur, uma proposta de uma ONG de Brasilia para montar em Belém, uma estação de tratamento do lixo, onde tudo é reciclado e até hoje nao responderam.
Essa estação é composta por até 32 maquinas, algumas importadas da alemanha, com custo total de 180 milhões, podendo uma parte desse valor ser financiado e ao que parece, a prefeitura esta sem credito no governo federal.
Venha aqui em Mosqueiro, estamos com apenas 02 carros coletor de lixo, para 14 bairros e cerca de 65 mil habitantes.
abs
armando