Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A tragédia no Rio de Janeiro

A tragédia ocorrida nos três municípios serranos no Rio de Janeiro chocou o mundo. Centenas de pessoas morreram e a Defesa Civil do estado estima que ainda possa encontrar muitos outros corpos soterrados.

A quem atribuir à culpa? Essa pergunta se resume em uma frase.

“A culpa é do homem, pois a natureza não é má, ela apenas se defende se seus agressores”.

Todos os anos acontecem tragédias nos estados serranos, onde o homem sem controle nenhum devasta a natureza para construir seu lar. Antes a essas ocupações nas encostas e nos morros as chuvas não representavam perigos, mas a ocupação desordenada e sem fiscalização do governo, resultou nessa catástrofe que lamentavelmente ceifou a vida de centenas de pessoas e deixou sem abrigo outras milhares. O governo tem sua parcela de culpa por falta de políticas públicas no setor habitacional, onde seu dever se não construir moradias pelo menos orientar as famílias que desordenadamente constroem suas casas nos morros.
...



É impressionante como o governo demora a ajudar as pessoas sobreviventes dessa tragédia, muitas estão sem assistências, estão feridas, sem água e alimentos esperando por ajuda. Por que as centenas de helicópteros das forças armadas não estão no local para retirar os sobreviventes dos locais atingidos se não há como entrar e sair nos municípios?

Nenhum comentário: