Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rede Celpa: O justo paga pelo injusto

Hoje, 05.01.11, como quase que semanalmente, nosso bairro, Ariramba, ficou sem energia elétrica e ao ligar a primeira vez por volta das 06h:30m, já que a interrupção correu na madrugada do dia 04, para o 08000910196 da Rede Celpa, fui fazer uma analise em minha conta de energia e para minha surpresa o aumento da tarifa é algo surpreendente ou aviltante, pois, em agosto/10, custava R$0,330590, em setembro/10, R$-0,352147, em outubro/10, R$-0,369900, em novembro/10, R$-0,533221 e em dezembro/10, paguei uma tarifa de R$-0,546958, ou seja, um reajuste de quase 65%, apenas de agosto/10 a dezembro/10, apesar de que consta na conta de luz uma informação dizendo que o reajuste médio é de 10,8%, de acordo com a resolução 1035 da ANEEL e a partir de 07.08.10.

Como o atendente portou-se de forma educada, comentei com o mesmo o incrível aumento da tarifa de energia elétrica em nosso Estado, que por sinal é gerador de energia elétrica, explicando-me o referido atendente que estes aumentos, mensais, diga-se de passagem, são para cobrir os desvios de energia, ou seja, o popular “gato” e que esses aumentos são devidamente autorizados pela ANEEL, após solicitação da CELPA.

Ai, não entendi mais nada, pois, o atendente me fez compreender, se verdadeiras as informações, que, eu que pago minha conta de luz em dia, não faço gato, estou sendo penalizado e desrespeitado pela ANEEL, pois, de acordo com nosso ordenamento jurídico, “gato” e crime, devidamente capitulado.

Ao que parece, nosso País vive à margem da Lei, pois, ao invés de procederem (Celpa e Policia) criminalmente contra os autores desses desvios de energia, o Órgão Governamental (ANEEL), me penaliza, autorizando cobrar do cidadão de bem os desvios de energia elétrica praticados pelos “gateiros”.

Se algum servidor da ANEEL conseguir esclarecer-me sobre essa forma surpreendente de compensar a CELPA e penalizar o contribuinte que paga em dia sua conta de energia, pelos “gatos”, ficarei grato, pois, na minha humilde inteligência, não consigo vislumbrar em nosso Estado de Direito, qual o embasamento legal dessa “compensação”, ou será que o Brasil esta vivenciando uma falta de ÉTICA e de inversão de valores e/ou contra valores.

Como por volta das 10h:00 a Rede Celpa ainda não havia solucionado nosso problema, liguei pela segunda vez para o 0800 e fui informado pela atendente, que deveria aguardar e perguntei quanto tempo, respondeu-me o tempo que for necessário, ou seja, alem de ser penalizado pela ANEEL, ainda sou obrigado a ficar sem energia elétrica, mesmo com minhas contas todas pagas.

Infelizmente, não temos a quem reclamar, pois, a Rede Celpa em nossa Ilha do Mosqueiro, deixa muito a desejar e desrespeita os nossos elementares direitos, porém, se não pagarmos a conta, a eficiência é imediata, pois, alem de cortar a luz, ainda incluiu o CPF do consumidor no SPC e no SERASA, conforme informado na conta de luz, ou seja, penaliza de três formas diferentes.

Gostaria de saber do MP e do PROCON se esse procedimento esta de acordo com a legislação pertinente.
Isso é uma vergonha.

Armando Amarante Filho.
Mosqueiro
amarantefilho@yahoo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

temos que fazer alguma coisa contra isto.
a celpa tem agido com conivencia das nossas autoridades? isso deve ser piada...ela corta irregular a energia de casas ferindo o codigo em defesa do consumidor,que não se pode cortar de forma nehuma a energia,salavo que ela entre na justiça para fazer o corte contra alguem TEMOS QUE FAZER ALUMA COISA.

Anônimo disse...

o problema é que o Brasileiro quando não é corrupto é covarde, temos que formular queixas nos orgão competentes e se nescessario entrar no ministério publico contra a mesma todos os dias,ai sim as coisa mudaraão para o bem da sociedade.
a voz do povo é a noz de DEUS.