Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Água - terra fica cada vez mais escassa

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


Vai faltar água em metade das cidades brasileiras em 2015

Mais da metade dos municípios brasileiros (55% do total) terá deficit de abastecimento de água em 2015. Levantamento feito pela ANA (Agência Nacional de Águas) mostra que são necessários investimentos de R$ 22,2 bilhões para evitar o risco de um colapso total até 2025. Hoje, cerca de 16% das cidades do país têm algum problema de abastecimento. Para tratar também os esgotos jogados nos rios, o que impede a reutilização das águas, serão necessários cerca de R$ 70 bilhões. Os dados fazem parte do Atlas de Abastecimento Urbano de Água, um mapeamento completo de todos os 5.565 municípios brasileiros, liderado pela agência das águas com instituições federais, estaduais e municipais - FSP, 22/3, Cotidiano, p.C8; O Globo, 22/3, O País, p.13.


Não desperdice água. Precisamos desse líquido tão precioso para a nossa subsistência. Em Belém é comum ver disperdícios de água, nos bairros periféricos, há centenas de lavadores de carros nas ruas, muitos usam sem autorização do governo que nada faz para acabar com tanta água sendo jogada fora. Muita gente sente a falta de água e a tendência é piorar cada vez mais.

Nenhum comentário: