Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bombeiros do Rio x Cesare Battisti

Dois pesos e uma medida

Justiça nega relaxamento de prisão de bombeiros.


A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar do Rio, negou, na noite desta quarta-feira (8), o relaxamento da prisão de 431 bombeiros. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na decisão, a juíza concluiu não haver qualquer nulidade no auto de prisão em flagrante.
 
Os heróis que não são heróis, são perigosos à sociedade, segundo a justiça

O pedido havia sido feito na terça-feira (7) pela Defensoria Pública estadual. Em nota divulgada na terça-feira, a Defensoria havia informado que o pedido era para 439 bombeiros presos. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio informou que a juíza reconheceu que o pedido era para apenas 431 militares presos listados no auto em flagrante.

Ainda de acordo com o TJ-RJ, o auto de prisão em flagrante apresentado pela Corregedoria Interna do Corpo de Bombeiros diz respeito a 431 militares presos. Em sua decisão, a juíza alega que “a custódia cautelar de todos os militares mostra-se imprescindível à garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para a manutenção dos princípios da hierarquia e da disciplina militares, que se encontram flagrantemente ameaçados”.

Ainda de acordo com a juíza Ana Paula, ao invadir o Quartel Central, desrespeitar seus superiores e danificar o patrimônio público, subvertendo a ordem assegurada pela Constituição, e exigindo a intervenção da Polícia Militar, os bombeiros extrapolaram seu exercício do direito de lutar por melhores condições de vida pessoal e profissional.


Supremo mantém decisão de Lula e liberta italiano Cesare Battisti


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (8), por seis votos a três, manter a determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no dia 31 de dezembro do ano passado, negou o pedido de extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.

Enfim, a liberdade, ele é inocente segundo ós Ministros do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, assinou na noite desta quarta-feira o alvará de soltura. Battisti deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, às 00h07 desta quinta-feira (9).


Depois da decisão de Lula, Battisti poderia ter sido solto, mas a República da Itália voltou ao STF, e o caso – que já havia sido arquivado – foi reaberto, em janeiro deste ano. Acusado de quatro assassinatos, ocorridos na Itália, durante a luta armada na década de 70, Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país de origem.
Comentário
Duas decisões quase simultaneamente da justiça brasileira deixou o povo brasileiro atônito. Muitos perguntam: como pode mais de 400 soldados do fogo, os verdadeiros heróis, que a poucos dias atrás salvaram vidas nas tragédias acontecida nos municípios do Rio de Janeiro terem suas liberdades negadas pela justiça onde seus crimes foram reinvidincar um salário digno? Como pode uma justiça brasileira "proteger" um cidadão de nacionalidade estrangeira acusado por seu próprio país de assassinatos, ser libertado e ao mesmo tempo receber visto de permanência.

A imagem do Brasil com essa decisão, só ratifica a fama de um país que acolhe e dar incentivos a impunidades. Essa decisão lembra o caso de assaltante do trem pagador na Inglaterra na década de 50, onde Ronald Biggs após assaltar o trem pagador, fugiu para o Brasil, sendo que nunca a justiça brasileira devolveu (extraditou) o mesmo ao seu país de origem.

Não entrarei no mérito da questão, mas não dar pra entender certas decisões da justiça neste país. O povo brasileiro cada vez mais se pergunta o porquê de tudo isso. Por que tanta injustiça?

Entende-se que a justiça favorece uns em detrimentos de outros. No caso dos Bombeiros do Rio, eu queria ver se houvesse outra tragédia semelhante a ocorrida, o que a justiça faria, liberava imediatamente esses 430 soldados heróis ou a mantinham atrás das grades?
 
O Brasil deve se preocupar com seu povo.





Nenhum comentário: