Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A corrupção no nosso dia-a-dia

Corrupção

Um dos maiores problemas no Brasil de hoje é a corrupção. A ganância é a causa de todas as "falcatruas" e artifícios que se tem para o enriquecimento ilícito. A corrupção causa a miséria, a fome, a carência e a pobreza, alem de se recusar reconhecer os direitos das pessoas que é a dignidade.

Diariamente a mídia nacional mostra reportagens onde milhões de reais são desviados dos cofres públicos sem que seus agentes sejam punidos. A polícia faz seu papel, investiga intercepta e prende muitas vezes em flagrantes os corruptos e ladrões que roubam e fraudam o dinheiro que o povo paga através de seus impostos, mas em seguida a justiça se fazendo justiça, relaxa a prisão, isso quando há prisão, pois na maioria dos casos, os fraudadores nem presos ficam, haja vista que sempre são beneficiados por leis arcaicas e sem sentido.

A corrupção não permite uma qualidade de vida digna, uma educação de qualidade, uma moradia onde haja saneamento básico, pelo contrário, contribui para que a violência aumente cada vez mais.

Estamos “perdidos”, pois a impunidade criou raízes na nossa sociedade. Recentemente mostrou-se o escândalo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, onde uma “quadrilha” falsificava contracheques, sem que os culpados fossem importunados, a descoberta só veio à tona após denúncias. Nas grandes cidades como nas pequenas, todos os dias a praga da corrupção e do desvio de dinheiro se faz presente, nossos gestores em sua maioria estão envolvidos, até porque, muitos políticos quando se candidatam já vão com um objetivo, roubar.

Essas devassidões aumentam cada vez mais, é a maneira mais fácil de se obter um carro de luxo, um apartamento, uma fazenda, ou seja, mudar de vida de forma ilegal. Os artifícios de se roubar não têm limites, seja no poder público, seja no privado, são grupos ou quadrilhas com a conivência de funcionários de alto escalão para se conseguir um padrão de vida melhor.

Onde vamos parar? Até quando nossos legisladores continuarão a criar leis brandas? Quando iremos ver essas “escórias” da sociedade de fato na cadeia?

As fraudes tendem a aumentar ainda mais, pois ninguém poderá permanecer preso, haja vista que as leis brasileiras dão esse atributo a quem desvia dinheiro do povo. Manter um corrupto ou o ladrão na prisão é fato raro, afinal a regra é a liberdade, a prisão é exceção, isso faz com que o crime compense no Brasil, principalmente quando se trata de valores exorbitantes, onde através desses valores desviados e roubados tira-se os honorários para pagar advogados, ficando o fraudador em liberdade e gozando de uma vida bela e maravilhosa por conta e facilidade de que a sujeira lhe permite.

Entende-se que só se dará um freio a corrupção quando houver leis que mantenha na prisão o fraudador, o corrupto o ladrão que sangrar os cofres públicos, talvez assim, possa pelo menos diminuir a roubalheira neste país, e não basta somente a prisão, o confisco dos bens desses ladrões, sejam imediatamente restituído ao estado, a iniciativa privada, pois do jeito que estamos indo, no Brasil roubar virará sinônimo de status, isso se já não o é.

Precisamos de leis mais severas, precisamos moralizar esse país, precisamos de um basta nessa galopante forma ilícita de enriquecimento.

O Brasil não pode continuar com a fama que tem, de ser um dos países mais corrupto do mundo onde a impunidade é o atributo para uma qualidade de vida fácil onde seus autores desfilam em carros de luxo.

Chega de roubalheira!

Por Paulo Santos

Nenhum comentário: