Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lançamento do livro "Continuidade e Mudança na Gestão Pública do Estado do Pará", do professor Josep Vidal

O professor doutor Josep Pont Vidal do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, estará lançando no próximo dia 01 de julho no hall do CAPACIT/UFPA, o seu livro intitulado "Continuidade e Mudança na Gestão Pública do Estado do Pará"
Convite




RESUMO DO LIVRO

A gestão pública na Amazônia - assim como no Brasil e na maioria dos países ocidentais - está imersa em cenários cada vez mais complexos, cabendo à Administração pública e aos gestores públicos, selecionar e oferecer as respostas adequadas para as situações que se apresentam. O serviço público padece com um processo de desqualificação e críticas por insistir na manutenção de modelos iniciais já superados na atualidade. A partir deste contexto, este texto de caráter introdutório, tem como objetivos: 1) apresentar e discutir os fundamentos filosóficos e sociológicos, assim como os conceitos básicos nos que se fundamenta a gestão pública e a Administração pública; 2) analisar os conceitos que configuram a gestão pública contemporânea e especificamente a denominada “Nova Gestão Pública” ou Administração Pública Gerencial; 3) Analisar como se manifesta no Estado do Pará a gestão da informação e do conhecimento. Com isto, pretende-se abrir um debate em torno a estes aspectos, e levantar novas questões, baseado na análise teórico-conceitual e na investigação sobre gestão pública municipal no estado do Pará.

A crise financeira mundial iniciada em 2008 provocou em todos os países um acelerado processo de racionalização da Administração publica iniciado alguns anos antes, o que se introduziu medidas drásticas de redução dos gastos públicos.

Este livro de caráter introdutório, que combina o método pedagógico de manual, com a análise científica e pesquisa empírica, tem como objetivos: 1) apresentar e discutir os fundamentos filosóficos e sociológicos, assim como os conceitos básicos em que se fundamenta a Administração pública e a gestão pública; 2) analisar os conceitos que configuram a gestão pública contemporânea e especificamente a Administração Pública Gerencial, assim como as tendências de gestão pública na primeira década do século XXI; 3) analisar como se manifesta no estado do Pará a gestão da informação e do conhecimento. Pretende-se abrir um debate inicial sobre estes aspectos, e propor novas questões, baseado na análise teórico-conceitual e na investigação sobre gestão pública no Estado do Pará.

Nenhum comentário: