Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO JUS POSTULANDI CONTRA FRAUDES EM LIMINARES EM MG

A Polícia Federal deflagrou hoje, 30, em Divinópolis, a Operação Jus Postulandi. A ação ocorre para desmantelar uma quadrilha especializada na venda de liminares judiciais (habeas corpus) no plantão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A investigação foi iniciada há cinco meses por requisição do Ministério Público Estadual da Comarca de Alpinópolis/MG que solicitou a PF em Divinópolis a apuração da conduta de um advogado.

O esquema funcionava da seguinte forma, após negociação com os presos interessados, em valores que variavam de 120 a 180 mil reais por cabeça, o advogado suspeito protocolava o pedido em determinado plantão do TJMG onde estariam trabalhando outros envolvidos. O requerimento era feito no plantão para burlar a distribuição natural dos processos.

O nome da operação, que significa “direito de postular” e faz menção a prerrogativa que os advogados têm de peticionar junto ao poder judiciário, sendo que este direito foi utilizado pela quadrilha para fins criminosos.

No total, foram expedidos nove mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão. Os mandados são de prisão temporária, por um prazo inicial de cinco dias, prorrogáveis. Neste tempo serão realizadas várias diligências pela Polícia Federal para completa elucidação dos fatos sem interferência dos envolvidos.

Terminado o prazo de prisão temporária será avaliada a necessidade de se representar pela prisão preventiva dos acusados.

Fonte: http://www7.pf.gov.br/DCS/

Comentário

Infelizmente ainda temos magistrados que não honram com seus juramentos, que sujam o nome de nossa Justiça, dando sempre uma imagem negativa com conotação de que o Brasil é um país corrupto. Mas felizmente ainda em maioria temos juizes honestos e sinceros, que procuram trabalhar dentro da lei. Parabens a Polícia Federal do Brasil, ela faz sua parte combatendo sempre o crime organizado.

Um comentário:

Anônimo disse...

É... ESSE DESEMBARGADOR NA VERDADE FOI PARA O TRIBUNAL PELO QUINTO CONSTITUCIONAL (PARA QUEM NÃO SABE O QUE SIGNIFICA ISSO É QUE 1/5 DAS VAGAS DOS TRIBUNAIS SÃO DESTINADOS À ADVOGADOS E PROMOTORES). ESTE INDIVIDUO HELCIO VALENTIM ERA PROMOTOR... CONCLUINDO ... ELE NÃO É JUIZ DE CARREIRA QUE RALOU NO INTERIOR!! QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA!