Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Instituições caem no descrédito

O Brasil continua com a “fama” de ser um dos países mais corruptos do mundo. A justiça brasileira contribui para esse “status”, até porque a nossa legislação dá incentivos a qualquer pessoa a cometer atos ilícitos principalmente com desvios de recursos públicos, e as leis brasileiras sempre colocam em liberdade esses ímprobos.

Mas a notícia que chamou atenção no Brasil foi da juíza da 5ª Vara Cível de Belém, Vera Araújo de Souza, que em decisão monocrática bloqueou mais de R$ 2 bilhões do Banco do Brasil em favor de um suposto “laranja”. A pergunta que todos fazem é como uma magistrada expede uma liminar bloqueando um vultoso valor sem procurar investigar a real situação da origem e do destino dessa dinheirama? Quem seriam os beneficiários?

Ainda bem que neste país temos em pequenas quantidades de pessoas sérias, honestas que trabalham com dignidade em favor da justiça e da sociedade, é o caso da Ministra Eliana Calmon, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que a tempo interferiu na justiça do Pará, cassando a decisão “estranha” da juíza paraense. Segundo o CNJ, uma “quadrilha” interestadual conseguiu que a juíza paraense, com uma rapidez incomum sentenciasse o bloqueio da instituição financeira, que em seguida seria depositado na conta corrente dos golpistas. Só para lembrar esse valor que a juíza bloqueou daria para comprar uma emissora de TV brasileira.

Ao CNJ, a juíza paraense Vera Araújo de Souza disse que sua decisão foi em face de pressões superiores, sendo que não deu nomes de ninguém. Ora, se houve realmente essa pressão, a magistrada tem o dever de falar quem foi ou foram às pessoas que determinaram que ela agisse ilicitamente. Certamente como se diz na gíria popular “tem muito peixe grande nessa estória”. A sociedade não agüenta mais tanta corrupção, a impunidade tomou conta da justiça brasileira, o dinheiro, a ganância e o enriquecimento ilícito predominam neste país, onde o pobre para sobreviver, ganhar míseros R$ 510,00 por mês.

Ta na hora de o povo brasileiro ir às ruas, não podemos ficar inertes diante de tanta corrupção, de tantas falcatruas, de tantos magistrados envolvidos em sujeira em troca de propinas. Não esqueçamos, que quando se deixar este mundo não se levará nada, pelo contrário, levaremos o peso em nossas consciências, pois o inferno este cada vez mais cheio de tanto ladrões, de políticos desonestos, de traficantes, de pedófilos e de juízes e magistrados que não honram com suas funções, que é de se fazer cumprir as leis. Esperamos que se faça justiça na justiça do Pará, e parabéns a Ministra Eliana Calmon que a tempo conseguiu desvendar essa roubalheira.

Este artigo é de autoria do Paulo Santos e foi publicado no jornal Diário do Pará, edição do dia 21/12/2010, caderno A2
http://ee.diariodopara.com.br/

Nenhum comentário: