Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pesquisadores querem criar anti-inflamatório de copaiba

Medicamento pode ser vendido em até 5 anos, acreditam estudiosos.

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem um anti-inflamatório criado a partir do óleo da copaíba, árvore com grande concentração na Amazônia e também presente em outras áreas do país. As informações são da agência USP.

O óleo já era usado para tratamento por populações indígenas antes da chegada dos portugueses e hoje está comprovado cientificamente que ele tem propriedades de um anti-inflamatório. Por isso, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um medicamento, que ainda passará por diversos testes.

O medicamento poderá ser comercializado em até 5 anos, segundo estimativa dos pesquisadores, que desenvolvem o estudo junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fiocruz e uma empresa farmacêutica de Indaiatuba, em São Paulo. O teste do remédio em animais já foi aprovado.

Pesquisadores defendem que o uso do óleo da copaíba para produção de medicamentos não resulta em impacto negativo ao meio ambiente. Isso porque a extração do óleo pode ser feita sem a necessidade de derrubar a árvore. (G1)

Observação
Independentemente de se criar e oficializar o antiinflamatório de copaiba ou mesmo patentear o produto, na Amazônia a copaiba já é usada diariamente. Aqui no Pará, qualquer pessoa que tenha inflamação, recorre ao líquido miliagraso. Muitos já usam a copaiba em cápsulas vendidas em farmácias de manipulações e também na maior feira livre da américa latina, o Ver-o-Peso, outros pessoas usam a copaiba misturada com mel de abelha para curar inflamações da garganta.

Nenhum comentário: