Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Democracia vacilante

Sem capacidade de alternância no poder e sem oposição nao se faz democracia. Sarney é reeleito para presidir Senado pela 4a vez. Entre nós, Pioneiro é eleito com 37 votos, dos 40 válidos, em chapa única.


Isso tudo explica porque, em 22 anos de democracia eleitoral, nao conseguimos implementar percentuais mínimos de desenvolvimento humano.

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito, nesta terça-feira, presidente do Senado com 70 votos. É a quarta vez que o peemedebista, de 80 anos, ocupa o cargo.

Meu comentário: um dos pilares da democracia é a alternância no poder. Acho que não preciso dizer mais nada. Mas acrescento: esse homem, que se perpetuou no Poder, é quem domina (no sentido literal) um dos estados mais pobres e com maior número de analfabetos do nosso país.

O que pretendemos com sua manutenção em um dos cargos mais importantes da república? "Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica ...."?

Outro pilar da democracia é a oposição. Quanto a isso, ontem vimos Pioneiro ser eleito presidente da Alepa com 37 votos, dos 40 válidos, em chapa única para o pleito. Existe democracia sem oposição?

Alguem tem esperança de que as promessas de igualdade, liberdade e desenvolvimento humano que moveram os constituintes de 88 têm alguma chance de prosperar nos próximos quatro anos?

Extraído do blog http://sociedadeparaense.blogspot.com/

Nenhum comentário: