Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dois operários foram soterrados em outra obra em Belém

Nem bem a população se recupera do susto devido a queda de um prédio, surge um novo acidente.

Depois do desabamento do edifício Real Class onde deixou ligado o alerta com relação a segurança dos prédios em Belém, eis que mais uma vez, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados, na tarde desta quarta-feira (2), para resgatar dois operários que foram soterrados quando estavam trabalhando na construção do prédio Evolution, da Quality Incorporadora, localizado na travessa Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal. 

Segundo informações os dois trabalhadores caíram de uma altura de aproximadamente cinco metros de profundidade.

De acordo com o tenente coronel Donato Teixeira, do Corpo de Bombeiro, quando a equipe chegou ao local havia apenas um funcionário soterrado. 'Ele ficou soterrado até a cabeça e tinha dificuldade em respirar. A vítima precisou de oxigênio. O outro foi levado para o hospital pelo Samu'.

Os coordenadores do Sindicato dos Operários da Construção Civil também estiveram no local. De acordo com Daniel Alves, diretor do sindicato, esse tipo de acidente acontece por falta de segurança. 'As construtoras têm dinheiro para comprar materiais de segurança, mas eles não compram e essa situação tem que mudar', acusa.

Segundo um do sindicato, o procedimento que os trabalhadores estavam fazendo é impróprio no momento de chuva. 'É perigoso fazer esse tipo de serviço quando está chovendo, ainda mais quando os trabalhadores estão sem equipamento de segurança'.
O engenheiro da empresa negou que os funcionários estivessem sem equipamentos de segurança. 'Eles usavam capacetes e inclusive isso foi muito importante para que não se ferissem gravemente. A área toda também estava cercada com uma lona', disse Pantoja.

Os feridos foram encaminhados para o Pronto Socorro da 14 de Março. Em nota, a Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as vítimas passaram por exames. O paciente Aleilton Santos recebeu alta e o operário José Vieira continuará em observação para fazer mais exames.

Outro lado - Em coletiva realizada logo após o acidente, o engenheiro responsável pela obra e advogados da empresa informaram que a Quality tomou todas as medidas para resguardar a vida dos trabalhadores.

Mais um acidente em obras em Belém, onde felizmente não houve vítimas fatais. Mas isso mostra que essas obras devem ser vistoriadas e que causa preocupações a todos.

Nenhum comentário: