Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Apenas 35 deputados se elegeram com seus própiros votos

Pode parecer brincadeira, mas dos 513 deputados federais eleitos no pleito de 3 de outubro, apenas 35 se elegeram às custas dos seus próprios votos, ou seja tiveram votação nominal maior que o coeficiente eleitoral. Um levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que os outros 478 parlamentares foram eleitos graças aos votos herdados de sua coligação eleitoral.

Dentre os 35, quatro tiveram votação suficiente para eleger, além de si próprios, mais um companheiro de Câmara dos Deputados. Neste caso, eles mais que dobraram o coeficiente de votos. Campeão de votos nas eleições deste ano, o palhaço Tiririca (PR-SP) teve 1.353.820 votos. Com o coeficiente eleitoral em 304.533, ele elegeu mais três deputados com sua votação. Os parlamentares Ana Arraes (PSB-PE), Anthony Garotinho (PR-RJ) e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) foram os outros três que auxiliaram a eleger outros deputados.
Os Estados que elegeram o maior número de deputados que não precisaram da ajuda da coligação foram Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Nos demais Estados, apenas um ou dois deputados se elegeram às custas de seu resultado nas urnas. O partido que mais elegeu deputados sem o apoio dos votos da coligação foi o PT. Foram sete deputados federais eleitos somente com seus próprios votos. (Agência Estado).
Isso mostra que na realidade não é o eleitor que coloca seu candidato como seu verdadeiro representante em Brasília. Ora, isso mostra que a lei eleitoral precisa ser mudada, o voto deve ser nominal ao candidato e não quando alcança o coeficiente beneficiar outros candidatos que o eleitor nunca viu falar. A escrepância é tão acentuada que não podemos dizer que 95% do deputados federais foram realmente eleitos com a confiança em si depositada. É um absurdo esse tipo de "carona", pois o eleitor vai às urnas para eleger o seu candidato, independentemente se esse cadidato teve votos acima do esperado, que se diz coeficiente. A votação para deputado federal deveria ser igual a de senador, onde o eleitor elege diretamente o candidato de sua preferência.
Voto de legenda não deveria eleger deputados que o povo não acreditou, que não a elegeu para ser seu representante. Essa lei eleitoral dificilmente será mudada, haja vista que os interesses de nossos políticos são maiors que os interesses do povo, por isso, nossos legisladores jamais farão leis contra si mesmos.

Nenhum comentário: