Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A questão do retorno da CPMF

           O assunto do momento nos meios políticos é a volta da CPMF. Eleita e ainda não impossada presidente do Brasil Dilma Roussef, nem bem sentou na cadeira presidencial e já deu sinal do retorno do polêmico imposto, que alias para alguns especialistas não deveria ser ressurgido, haja vista que os recursos arrecadados não são aplicados corretamente em políticas públicas como a saúde. Isso seria uma forma de agradecimento à quem a elegeu?
          As falácias de Dilma sobre a volta do imposto CPMF (que durou 11 anos) ao dizer que são os governadores que querem de volta o imposto tem sentido, haja vistas que esses governadores eleitos apoiaram a então candidata de Lula.
           Seria vontade da sociedade brasileira o retorno da CPMF? Acredita-se que não, pois o Brasil já tem a fama de campeão de impostos, onde arrecada trilhões de reais com a alta taxas tributárias. 
          Com muito esfoço os nossos parlamentares, conseguiram eliminar e dar por encerrado a questão da CPMF.
          Alguns Estados cujos governadores eleitos integram o movimento pela volta do imposto do cheque para custear a saúde pública não aplica os 12% como previsto na Constituição e nos critérios estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
          As informações constam da análise técnica das receitas e das despesas dos Estados do Ministério da Saúde. Os dados consolidados mais recentes são referentes a 2008. O balanço mostra que 13 Estados não atingiram o percentual de 12% dos recursos com a saúde pública em 2008, fatos que alegar que a saúde precisa do retorno do imposto, é não dizer a verdade.
          Todos os dias a imprensa brasileira mostra em rede nacional o caos da saúde, são pessoas morrendo nas portas dos hospitais, são pessoas que não tem atendimento descente, são pessoas que dormem em filas para conseguir um atendimento, uma consulta, isso sem contar as outras questões deficitárias como as de educação e segurança
          Com exemplo de insatsfação dos povo brasileiro, o Jornal do Brasil, fez uma enquete em seu site perguntando sobre quem é  a favor da volta da CPMF, até a data de hoje 75% do povo brasileiro é contra e apenas 25% é a favor. Veja o link do jornal (http://www.jb.com.br/enquetes/2010/11/voce-e-a-favor-da-volta-da-cpmf/).
           De uma certa forma os próprios eleitores de Dilma já demonstram decepções, pois não seria hora o momento para levantar tal questionamento, dizer que "alguns" governadores procuraram a presidenta para pedir o retorno do imposto, é no mínimo cômico. Por que a presidente Dilma em vez de ouvir os governadores (seus aliados), não ouve a sociedade? Seria uma atitude de um governo populista e democrático, ai sim, quem sabe a famigerada CPMF não retornaria com o aval da população do Brasil?
          Uma coisa é certa, a volta da CPMF, irá aumentar ainda mais as receitas do Estado. e o povo empobrecerá um pouco mais.

Nenhum comentário: