Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PF desarticula quadrilha que fraudava licenças ambientais

Por que as pessoas se corrompem? Por que servidores públicos cometem atos ilícitos em troca de vantagens financeiras? A resposta seria os baixos salários?
Mais um caso envolvendo funcionários públicos vira notícia. Mais uma vez a Polícia Federal desarticulou, uma quadrilha acusada de crimes ambientais durante a operação 'Térmita'. Ao todo foram cumpridos nove mandados de prisão, sendo sete preventivas e duas temporárias. Os policiais também cumpriram oito mandados de busca e apreensão. Quase todos os presos foram localizados em Belém, apenas um estava em Fortaleza.
Não é a primeira vez que alguns servidores da SEMA, são envolvidos em atos ilícitos que beneficiam licenciamentos em troca de vantagens financeiras.
O servidor que pratica crime contra a administração pública deve ser exonerado a bem do serviço público, mas a impunidade faz com que fatos como esse vire de certa forma "rotina" pois certamente logo todos estarão em liberdade, haja vista que a nossa legislação é branda, onde favorece o infrator que possua residência fixa, que seja réu primário, tenha bons antecedente, etc.
Desta vez a PF prendeu ao todo quatro empresários, um advogado e quatro servidores estaduais da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo as investigações da Polícia Federal, eles fraudavam processos ambientais, solicitações de vistorias, pedidos de licença e cadastramento, solicitações de operações e outros procedimentos ambientais.
Os presos, assim como o material apreendido, foram levados para a superintendência da Polícia Federal. Eles serão autuados por crimes como concussão, corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha.
Infelizmente, o Brasil faz jus a "fama" de país da corrupção e da impunidade, pois fatos como esse vem acontecendo dentro dos órgãos da administração pública em todo o país, sempre beneficiando servidores que são envolvidos nesse tipo de improbidade, tudo em troca de um padrão de vida melhor que em alguns casos o patrimônio do servidor é sempre incompatível com seu vencimento.
Não é a primeira vez que servidores da SEMA são acusados de corrupção. Será se esses servidores (caso se comprovem suas culpablilidades) serão demitidos?

Nenhum comentário: