Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete), oferece cursos de graduação e pós-graduação sem autorização do MEC

MPF pediu à Justiça suspensão imediata dos cursos e da propaganda enganosa

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que a Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) seja obrigada a interromper imediatamente a divulgação de anúncios sobre os cursos de graduação e pós-graduação que oferece e a suspender as atividades acadêmicas. A Facete, de acordo com o MPF, não está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a promover os cursos e sequer está credenciada como instituição de ensino superior.

A ação foi encaminhada à Justiça Federal em Belém nesta quinta-feira, 10 de fevereiro. O procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também solicitou determinação judicial para que a Facete só possa reabrir matrículas depois que tiver cumprido todo o processo de regularização obrigatório.

Além dessas medidas urgentes, Mansur Silva pede à Justiça que, ao final do processo, a Facete seja condenada ao pagamento de danos materiais e morais individuais e coletivos causados aos alunos e a toda a sociedade.

Além do pagamento aos prejuízos que cada aluno teve individualmente, o MPF requer o pagamento de R$ 200 mil pelos danos morais.

De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete, que fica na passagem Jarbas Passarinho, em Ananindeua, oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso.

“Entretanto, na resposta enviada a este Ministério Público, o Ministério da Educação afirma de forma clara e inequívoca que a Facete não está credenciada junto àquele ministério como instituição de ensino superior”, denuncia Mansur Silva. “Tal afirmação demonstra a completa violação, pela faculdade requerida, dos preceitos constitucionais e legais que regem o ensino superior em nosso país”, critica o procurador da República.

Como não possui sequer credenciamento junto ao MEC, a Facete jamais poderia oferecer cursos de nível superior, seja para licenciatura, bacharelado, ou pós-graduação lato sensu ou strictu sensu, ou ainda direta ou indiretamente por meio de convênios com outras instituições de ensino, registra o texto do MPF.

Fonte: http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2011/no-para-empresa-oferece-cursos-de-graduacao-e-pos-graduacao-sem-autorizacao-do-mec

36 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber de a instituição acusada já se pronunciou quanto a esta questão?

Anônimo disse...

Em resposta a pergunta do anônimo em saber se a faculdade já se manifestou, informamos que até a presente dada a direção da instituição não deu informações sobre as acusações, embora a amesma tenha sido procurada, mas ninguém respondeu ao mesmo.

Anônimo disse...

gostaria de saber sobre os primeiros alunos que cursaram o bacharelado em teologia, já receberam seus diploma de validação do curso.

Anônimo disse...

Respondendo mais uma pergunta de anônimo se os primeiros alunos que cursaram teologia e se já recebram seus diplomas, não podemos confirmar. Mas orientamos aqueles que cursaram nessa faculdade que procurem informações no site do MEC. www.mec.gov.br. lá se saberá a situação dessa instituição. Mas caso a faculdade tenha formado bachareis e expedido diplomas, certamente os mesmo não terão validade, haja vista que a pró´ria instituição não estar registrada e nem tem autorização para funcionar, conforme investigação da polícia federal

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Sou aluno da Facete e gostaria muito de saber se a instituição ja se pronunciou sobre o assunto se não o sr não acha q ela ja deveria ter se pronunciado?

Anônimo disse...

entao a seduc tb pode ser processada??? sei de alunos q fizeram concurso publico e a doctaçao da facete foi aceita

Anônimo disse...

Segundo informaçõe, até o dia 18/02 a Facete não havia sido notificada, e está funcionando normalmente, por isso não se pronunciou junto a imprensa, isto é verdade?

Anônimo disse...

vou fezer o curso tecnico de enfermagen pela facete, mas estou em duvida se continuo ou não, o que devo fazer?

Anônimo disse...

olá sou aluna da FACETE e me informaram q omtem seria a audiência dos advogados da FACETE cm O MPF isso aconteceu?

Anônimo disse...

olá sou aluna da FACETE a inforção q tenho é que mesma tem convênio com a instituição Ieducare poi é que libera o diploma será q isso verdade?Uma outra pergunta é valido o curso de técnico de enfermagem é valido?ou é clandestino cm a faculdade é q eu tenho pessoas q comecaram a cursa esses dias.Obrigada por respoder.

Anônimo disse...

MUITAS PESSOAS TEM POSTADO MENSAGEM NESTE BLOG PEDINDO INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FACETE. INFORMAMOS QUE A MATÉRIA EM SÍ, FOI UMA INVESTIGAÇÃO DO MPF QUE CONSTATOU IRREGULARIDADES NA FACULDADE. OS ALUNOS PARA SABER DA REAL SITUAÇÃO DA MESMA, DEVEM PROCURAM INFORMAÇÕES OU NA PRÓPRIA MPF OU NO MEC.

ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO

Íntegra da ação: http://goo.gl/7Oz8N

Processo nº 4853-41.2011.4.01.3900 – 5ª Vara Federal em Belém

Acompanhe a tramitação processual em http://goo.gl/H4WUG

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177
E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br
Site: www.prpa.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_PA

O blog

Anônimo disse...

qual o interesse desse blog em divulgar a noticia?? conheço uma aluna da facete que se formou e o diploma foi aceito pela prefeitura de igarape miri! tb faço facete e sei que vai sair dessa armadilha que fizeram

Anônimo disse...

Olá sou aluno da FACETE gostaria de saber o vque acontecerá com os alunos que estão cursando e pagando a Faculdade?

Anônimo disse...

OLÁ JÁ Q O BLOG ESTÁ AJUDANDO NAS
DUVIDAS, SE ESTÁ É INRREGULARIZADA ENTÃO DEVERIAM TOMAR PROVIDÊNCIA PQ DIA 26/02/2011 VAMS ESTUDAR AQUI EM CURRALINHO.OU SEJA A FACULDADE ESTÁ CM AS ATIVIDADES NORMAIS POIS O DECRETO DO MPF É:INTERROPER TDS AS ATIVIDADES ACADEMICAS E PQ VAMOS ESTUDAR VCS PODEM ME RESPONDER.

Anônimo disse...

gostaria de saber se a facete tem convenio com a ieducare

Anônimo disse...

aos amigos que possuem questionamentos em relação a facete - graduação, posso lhes orientar procurem seus direitos e contituam advogado para que pelo menos possam rever seus investimentos, haja vista que em primeiro passo uma instituição que oferta um serviço educacional caso não seja reconhecida, é divulgação enganosa, aos que fazem cursos profissionalizantes dou a seguinte ajuda: ligue para o conselho de educação do pará (91) 3223 2899, e confirme como esta instituição não tem qualquer projeto neste conselho, pedindo autorização para atuar com ensino profissionalizante, posto que, os curso como o de téc. de enfermagem é ilegal, amigos procurrem os seus direitos, não se deixem levar por palavras, saiba que devemos exigir sempre um ensino de qualidade.

Anônimo disse...

em curralinho ate o ultimo final de semana ainda teve aula de varios cursos da falcete, e ainda funciona o escritorio da mesma, os responsaveis continuam enganando os alunos com uma historia de que uma instituição vai espedir os certificados.
cadeia nesses bando de pilantras que se aproveitam das necessidades do povo.

Anônimo disse...

sobre o comentario acima... rsrsrs... bem q podiam abrir uma turma p alfabetizar, ne??

Anônimo disse...

Caros Acadêmicos e Acadêmicas:

O Instituto Ifacete foi alvo de um processo público no dia 10 de fevereiro/11. Tal processo gerou boatos equivocados causando dúvidas e desconfianças em nosso alunado.
Alguns alunos, com toda razão e direito, buscaram maiores informações junto a esta instituição. Souberam que o Instituto Ifacete estava buscando meios legais para se defender de tal processo, tais como: A) Busca do credenciamento próprio junto ao MEC; B) Arrolamento de outras provas jurídicas que mostram esta instituição como séria, sólida e comprometida com o ensino-aprendizagem de todos os envolvidos; C) Preocupação em preservar o direito educacional de nossos acadêmicos em manter o calendário letivo e não perda de aulas. Em torno desses argumentos nossos alunos se tranqüilizaram e acreditaram no êxito do Instituto Ifacete. Esses argumentos foram vitoriosos numa ação movida junto ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região: o Desembargador Federal Daniel Paes Ribeiro emitiu despacho favorável ao Instituto Ifacete no último dia 31 de mar./11.
Outros alunos, infelizmente, foram alvo de aproveitadores desleais, vingativos e inimigos da Educação. Agiram orquestradamente com as seguintes ações: A) Não buscaram a civilidade e os meios legais para questionar seus direitos junto a esta instituição, pois sequer constituíram advogados para se fazer representar e, assim, dar credibilidade aos seus ataques; B) Esconderam-se em blogs sensacionalistas e fizeram denúncias infundadas pautadas em distorcidas e toscas (des) interpretações da Lei; C) Jamais mostraram suas identidades, agiam às escuras, atitudes tão típicas dos covardes; D) Na ânsia de prejudicar o andamento das aulas passaram a questionar a idoneidade ética e moral de nossos Coordenadores e Tutores Presenciais. Conseguiram nos fazer mais fortes para suportar novos ataques. Nada conseguiram com nossos alunos, pois os mesmos não se deixaram levar por tais ataques. Mostraram que acreditam nesta instituição e entraram em sala para estudar.
O Instituto Ifacete conta a presença de pessoas honradas, dignas e detentoras de prestígio social junto aos municípios onde esta instituição se faz presente. Com a ajuda da boa reputação de nossos Coordenadores e Tutores Presenciais conseguimos adentrar em quase metade do território estadual. Cabe lembrar que somos o segundo maior estado do Brasil. E seguimos crescendo.
Por fim, o Instituto Ifacete agradece a Deus por ter sido o grande responsável pela vitória nesse processo. Agradece também a todos os alunos e não alunos que acreditaram e confiaram nesta instituição. Somos uma empresa ética, pois nunca escondemos os fatos de nossos alunos; empreendedora, pois adentramos em localidades que a Educação Superior é escassa; comprometida com a Educação de qualidade, pois nossos professores são referendados como os melhores do mercado. Agradecemos, finalmente, à Justiça brasileira que fez cumprir a Lei e não permitiu o prejuízo educacional de nossos acadêmicos.


Ananindeua (PA), 31 de março de 2011.

Anônimo disse...

gostaria muito que essa situação fosse solucionada, pois todo esse tempo parece que nunca acaba.

Anônimo disse...

OLÁ SOU PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTA E MÉDIO, GOSTARIA DE PEDIR AOS DONOS DA FACETE OU fALSETE OU MELHOR FARÇETE QUE PARASSEM DE BRINCAR COM AS PESSOAS HUMILDES DO INTERIOR DO NOSSO ESTADO,POIS FICAM ENGANANDO ESSAS PESSOAS QUE DESEJAM UM DIA CURSAR UMA FACULDADE, PESSOAS DE BOA FÉ QUE GASTAM SEUS ÚLTIMOS CENTAVOS PAGANDO UM ANO INTEIRO PARA ESTUDAR APENAS UM MES E ASSIM MESMO SÃO ENGANADOS POR ESSES COVARDES QUE NÃO CORAGEN DE DIZER AOS SAEUS "ALUNOS"QUE ESTÃO IRREGULAR.ALÉM ESSAS PESSOAS ESTÃO BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS, É LAMENTAVEL QUE ISSI ESTEJA ACONTECENDO.

Anônimo disse...

souberam a última? a facete interrompeu suas atividades no último fim de semana, 04 e 05 de junho/2011. por que? e, como alunos, precisamos de esclarecimentos, não acham?

Anônimo disse...

À facete

Depois de oito anos trabalhando no mercado da educação e arrecadando cerca de duzentos (200) reais de cada aluno por mês, com os atuais cinco(5) ou seis (6) mil estudadntes; que tal investir um pouco para esta instituição manter-se trabalhando e promovendo ensino. Vamos, movam-se. O queremos é que a facete seja logo reconhecida pelo MEC, pois estamos investindo dinheiro e dedicando tempo e não queremos perder isso, pois temos direito, não esqueçam.

JOÃO disse...

EU, NÃO SOU COVARDE IGUAL CERTOS ANONIMOS, QUE SE ESCONDE POR TRÁS DE BLOG, PARA CRITICAR, SOU ALUNO DA FACETE DE MÃE DO RIO, MEU NOME É JOÃO TENHO CORAGEM DE CITAR MEU NOME. QUERO DIZER À FACETE A TURMA LQ 430 DE MÃE DO RIO ESTÁ COM VOCÊS PRO QUE DER E VIER. CONTE COM NÓS E CONFIAMOS NA DIGNIDADE, NO RESPEITO E NO CARATER DA INSTITUIÇÃO COM OS ALUNOS. ESSAS CRITICAS SÃO DE MECENARIOS QUE NÃO FAZ NADA DE BOM PELA EDUCAÇÃO DE NO PAÍS.

Paulene disse...

Parabéns João eu estou com vc sabe em nossa cidade só no distrito onde moro há cerca de 8.000,00 eleitores só do nosso distrito sem contar mais cinco(05) vilas em torno do nosso distrito; só uma escola municipal com cerca de 2.400,00 só do ensino fundamental, imagina numa única escola sem contar com a EJA e o Ensino Médio Modular que é uma enrolação, eu mesma estudei no ano de 2005 e por sorte tivemos 08 dias de aula em dezembro e não ficamos em dependencia em matematica outras duas turmas de ingles e geografia não tiveram a mesma sorte nossa e ate hoje em junho de 2011 não tivemos como pegar o certificado de conclusão porque a secretaria de educação do ESTADO não se preocuparam em mandar professores e o alunado está lá sem poder fazer nada; sabe esse tipo de coisa advogado não VÊ, MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO VÊ; CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO VÊ; OS SECRETARIOS DE EDUCAÇÃO NÃO VÊ; PREFEITOS NÃO VÊ; GOVERNADORES E DEPUTADOS NÃO VÊ.

Paulene disse...

restante do comentario de Paulene
PESSOAS QUE A VIDA PASSAM POR ELAS E NÃO HÁ NADA COMO FAZER, NÃO SABEM COMO RECORRER A JUSTIÇA OU NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRA PARA AJUSTAR ADVOGADOS QUE COBRAM OS OLHOS DA CARA PARA ADVOGAR UMA CAUSA EM PROL DA EDUCAÇÃO DO NOSSO ESTADO, É UMA PENA QUE HAJA TANTOS MERCENÁRIOS QUE SE DIZ PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS, VC ACHA MESMO QUE ELES PREOCUPAM COM A NOSSA EDUCAÇÃO? PORQUE? ELES PREOCUPAM EM FAZER OS CERTOS ANÕNIMOS TEM POSTADOS NESSE BLOG, COMO PODE LER, EU LI, E MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE IRÃO LER.
OBSERVE QUE TEM ERROS GRITANTES POSTADOS AQUI, QUE POR IRONIA DO DESTINO SE EU OS CONHECESSE EU OFERECERIA A ELES UM CURSO DE ALFABETIZAÇÃO, PARA QUE APRENDAM PELO MENOS ESCREVER, AO INVÉS DE FICAR FAZENDO FOFOCAS E CRÍTICAS DESTRUTIVAS COMO TEM FEITO. UMA COISA É A GENTE PROCURAR OS NOSSOS DIREITOS, OUTRAS COISA MELHOR É TERMOS EDUCAÇÃO QUE É UMA COISA QUE NINGUÉM TIRA DA GENTE E CABE EM QUALQUER LUGAR.
EU CONCORDO COM PAULO SANTOS QUANDO ELE DISPONIBILIZA SEU BLOG PARA MOSTRAR PARA O BRASIL E ESPECIALMENTE PARA TODOS OS PARAENSES O QUANTO NOSSO POVO BRASILEIRO É DESINFORMADO E LEIGO, NÃO PROCURAM APRENDER E SIM CONTENDER É UMA PENA QUE UM POVO QUE PODERIAM SOMAR FORÇAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO DO NOSSO ESTADO, FIQUEM BUSCANDO BRIGAS ENTRE SI, HÁ MUITOS QUE NÃO FAZEM NADA E QUANDO HÁ ALGUÉM QUE FAZ QUEREM DERRUBAR QUE É O CASO DA FACETE; SOU ALUNA TENHO ORGULHO EM SER, ESTOU CURSANDO O 4º SEMESTRE EM PEDAGOGIA, AQUI NA MINHA TURMA NUNCA FALTOU UM PROFESSOR, NUNCA FALTOU UMA AULA POR CAUSA DE MATERIAL, AQUI SOMOS 40 ALUNOS ENTRE DIRETORES, SUPERVISORES, COORDENADORES, PROFESSORES E PARTE DE ALUNOS DO DISTRITO. SOUBEMOS SIM DE TODOS OS ATAQUES EM A FACETE ENFRENTOU E VEM ENFRENTANDO ECOMO VC DISSE JOÃO ESTAMOS COM A FACETE CONFIANDO QUE TUDO VAI SE RESOLVER E TENHO CONVICÇÃO QUE NO FINAL DO CURSO TEREI UM CERTIFICADO

Paulene disse...

restante comentário de Paulene

CASO ISSO NÃO ACONTECESSE " SÓ A EXPERIENCIA QUE ADQUIRIR NÃO HÁ DINHEIRO QUE CUBRA" EU JAMAIS PENSARIA EM PROCESSAR A INSTITUIÇÃO, JAMAIS ESTOU FIRME QUE TUDO ISSO SE RESOLVERÁ; ISSO ACONTECEU COM A UVA E TUDO DEU CERTO, QUANTOS PROFISSIONAIS TEMOS NO MERCADO QUE CURSARAM PELA A UVA NÃO É MESMO?

EU QUERIA PEDIR AOS NOSSOS ANÔNIMOS DUVIDOSOS JÁ QUE VCS TEM UMA CAPACIDADE ENORME PARA SE PREOCUPAR E ESCREVER O NÃO AJUDE NOS A LUTAR PELA REGULAMENTAÇÃO DO NOSSO ENSINO MÉDIO NO NOSSO ESTADO, EU SEI QUE UMA GALERA COMO VCS IRÃO MUITO LONGE SE APROVEITAR O QUE VCS TEM TEM DE MELHOR PARA LUTAR E INVESTIR NA NOSSA EDUCAÇÃO, NÃO SEJAM BOBOS E DUVIDOSOS PROCUREM SE INFORMAR REALMENTE ACERCA DESSES PROBLEMAS COM NÃO DA FORMA QUE ALGUNS TEM AGIDO.

PORQUE VCS ACHAM QUE A EDUCAÇÃO NOSSA DE NOSSO ESTADO FUNDAMENTAL E MÉDIO É DESAFADO DA FORMA QUE É? VCS ACHAM MESMO QUE NOSSOS GOVERNADORES TEM PREOCUPAÇÃO COM A NOSSA EDUCAÇÃO?
GENTE POVO SEM "INSTRUÇÃO" É MASSA DE MANOBRA E MASSA BARATA PENSE NISSO!!!
QUAL FOI A INSTITUIÇÃO FEDERAL QUE VAI NA CIDADE TE OFERECER CURSO SUPERIOR COMO A FACETE TEM FEITO? QUAL?
PORQUE A PLATAFORMA É FEDERAL TEM FEITO ISSO SÓ PARA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SE VC NÃO TIVER UMA PEIXADA DENTRO DESSES ORGÃOS OU FAZER PARTE DE ALGUMA PANELINHA VC NUNCA IRÁ CONSEGUIR ENTRAR, SEM CONTAR QUE VC TERÁ QUE SE DESLOCAR DE SUA CIDADE PARA IR ESTUDAR EM OUTRAS COM CUSTOS SEUS, PORQUE O QUE ELES NÃO COBRAM É O ESTUDO, MAIS O RESTO (ALIMENTAÇÃO, HOSPEDAGEM, PASSAGEM, GASTOS COM PESQUISAS TUDO SAI DO SEU BOLSO) NO FINAL QUAL FICA MELHOR PRA VC, SEM CONTAR QUE É UMA VEZ NO ANO E AS VEZES QUE VC VAI E CHEGA LÁ PROFESSOR NÃO VEM E VC FICA NA MÃO, QUANDO VC RECLAMA A COORDENAÇÃO DIZ É CURSO DO GOVERNO TUDO OCORRE COMO ELES QUEREM.
QUER SABER SE FALO A VERDADE PESQUISE AQUI NO SUL DO PARÁ PRÁ VC CONFIRMAR O QUE ESTOU FALANDO.

BOM QUANTO DÚVIDAS ACERCA DA FACETE EU SOU ALUNA E ESTOU BEM POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ESTOU INFORMADA E ACOMPANHANDO TODO O ANDAMENTO DESSE PROBLEMA E DIGO E GARANTO QUEM REALMENTE É ALUNOS DA FACETE ESTÁ COM ELA TORCENDO PARA QUE TUDO SE RESOLVA E BREVE TUDO ESTARÁ RESOLVIDO.

EU QUERO AGRADECER A TODOS AQUELES QUE CONSEGIRÃO COLOCAR EMPECILHOS NOS NOSSOS CAMINHOS POIS VCS CONSEGUIRÃO PROVAR PARA NÓS QUE EMBORAM SEJAM FRACOS VCS NOS FIZERAM FORTES.

“O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética, nem dos invejosos, nem dos duvidosos, nem dos que procuram derrubar, O que mais me preocupa é o quando alguém que tem o poder de transformar, o que está ao seu redor de mudar o meio social onde vive se calam”.

Paulo Santos disse...

Sobre os comentários da visitante Paulene, tenho a esclarecer o seguinte:

Paulene, em primeiro lugar quero agradecer por sua participação neste blog, seus comentários são muitos importantes e isso faz com que possamos sempre se manifestar, sobre a realidade de um país em que vivemos.

Sobre a FACETE, quero deixar claro que nada temos contra essa instituição, pelo contrário, precisamos sim de mais faculdades para formar novos profissionais, principalemnte aqueles que estão no interior do Estado e que não podem pagar uma instituição mais cara. Precisamos nos especializar, seja em qualquer área, já que o governo que tem a obrigação de dar uma qualidade de ensino melhor, fica interte quanto a questão. A nossa Constituição Federal é clara, quando diz que o poder público deve dar condições a quem não tem condições, principalmente, educação, saúde e segurança, mas o que vemos neste Brasil é um desrespeito aos seus cidadões.

Paulene, este blog não tem a intenção de ofender quem quer que seja, principalmente a FACETE, que foi citada aqui várias vezes. A intenção deste blog é levar a sociedade o conhecimento do que pouco se divulga na mídia. A FACETE, estava irregular (segundo a justiça), ora por que seus direitores não procuraram regularizar a situação dessa instituição? Porque a Justiça Federal abriu processo contra ela? Toda escola deve estar em conformidade com o MEC. As consequencias sempre sobram para os mais pobres, sabemos que o alunado da FACETE é formado por pessoas que realmente almejam um aprendizado melhor, pois com muita dificuldades pagam suas mensalidades, mas para isso, o outro lado deve dar garantias, ou seja, ter seus cursos reconhecidamente conforme detemina o Ministério da Educação.

Portanto, como jornalista, torço para que a FACETE, volte a funcionar levando conhecimento ao seu corpo discente, mas para isso, ela deve agir de acordo com a lei. Repito, não somos contra, mas queremos que as pessoas de bem não paguem caro, não sejam enganadas.

Também lembro a todos os alunos que se manifestaram neste blog, que qualquer dúvida acessem o site http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2011/no-para-empresa-oferece-cursos-de-graduacao-e-pos-graduacao-sem-autorizacao-do-mec, lá vocês encontram as informações divulgadas neste blog.

Jamais este blog publicará reportagem com intuito de caluniar quem quer que seja, a nossa finalidade é levar informações fidedignas e reais.

Boa sorte a todos, ficaremos aqui torcendo para que a FACETE, volte a ministrar as aulas que seus alunos tanto pecisam, mas para isso, que seus certificados sejam reconhecidos pelas instituições competentes.

JOÃO JUNIOR disse...

Paulene, vc está de parabèns pelo seu comentário. volto afirmar eu, João juntamente com toda a turma estamos e sempre vomos muito amigos desde a 1ª aula da FACETE em nosso municipio. e reforço estamos confiante e que tudo vai terminar bem. me orgulho de estudar na facete, vou me formar nela e sem duvida serei um grande professor.
ME ORGULHO DE TER DADO MEUS PRIMEIROS PASSOS COMO UNIVERSITÁRIO NA FACETE. ESTOU COM VCS E NÃO ABRO.

Anônimo disse...

os alunos ainda continuam sendo enganados pelos "responsaveis" em cidades onde a FACETE tinha alunos. dizendo quie as aulas para o semestre começariam nesse proximo dia 04 de julho de 2011. alegando que a instituição já estar regualrizada. e ai em quem acreditar?. as autoridades competentes tem de dá um ponto final nessa novela, pois quem estar sendo levado são os docentes. Ok!!!

Anônimo disse...

eu sou irmão de um dos aluno da Facete de Igarapé Miri e posso afirmar que todos os alunos estão insatisfeitos com essa situação e que eles vão requerer na justiça tudo ou pelo ao menos a metade do que eles gastaram com material didático hospedagem em hotéis da cidade que alguns gastaram pois muitos deles viajavam até 03 horas de barco para estudar o que muitas vezes isso não ocorria porque os professores não iam e a coordenadora nem avisava os alunos

Nazareno Teobaldo Pimentel disse...

Sou aluno da FACETE e meu curso nem sequer é citado na relação de cursos que a FACETE oferece, ou seja Licenciatura em Biologia, é preciso que algo seja feito para que nossa turma que é composta de mais de quarenta alunos não venha a ser prejudicada, pois já estávamos no 5º semestre quando as aulas foram paralizadas. Meu nome é NAZARENO.

Anônimo disse...

acho bom a facete regularizar a sua situação pois, ninguem e palhaço de perder tanto dinheiro assim,eu mesmo estou idgnada com essa situação, pois pretendo correr atras dos meus direitos.

Anônimo disse...

sou aluna da facete curso pedagogia e pretendo correr atras dos meus direitos,se for preciso eu entro na justiça mas não perdo tudo que gastei.

Anônimo disse...

As todas as pessoas que fazem perguntas,por favor, leiam na integra o que está escrito no processo contra a Facete.Não é reconhecida, e uma instituição de CURSOS LIVRES( pesquisem sobre o mesmo),vão so MP, busquem informações, leiam a LDB, procure o conselho estadual de educação, leiam,leiam,leiam.CURSOS LIVRES NÃO PODEM SER CHANCELADOS POR NENHUMA INSTITUIÇÃO DE NIVEL SUPERIOR ISSO É ILEGAL.
Nem o IEDUCARE,INTA e nenhuma instituição de Nivel superior fizer esse chancelamento E ILEGAL.POR FAVOR, PESQUISEM,SÃO OS SEUS DIREITOS,SONHOS,DINHEIRO QUE ESTÁ EM JOGO.
Essas pessoas se aproveitam,mentem,enganam,ludribiam as pessoas.Acabam com seu nome,nos usam se aproveitam.
E DEVEM PAGAR,CADA ALUNO DEVE BUSCAR SEUS DIREITOS,NÃO SE DEIXEM ENGANAR.

Anônimo disse...

Não é nada pessoal. É muito comum no Brasil inteiro a parceria entre instituições de ensino superior que amparam outras instituições, seguindo as próprias orientações do MEC - Ministério da Educação que recomenda a transferência destes alunos mediante processo seletivo para outras instituições credenciadas, após avaliação, tais alunos são devidamente diplomados. Muitas instituições livres vem atuando assim. Desta maneira, muitas pessoas tem sido beneficiadas, pois é praticamente impossível a educação superior chegar em todos os recantos do Brasil. Tenho acompanhando as ações do MPF - Ministério Público Federal do Pará e a forma como tem se empenhado em barrar qualquer possibilidade da educação superior chegar no interior do Estado. Estes cidadãos, na verdade intelectuais que se atrevem a levar a educação superior para o estado do Pará, tem sido tratado como estelionatários, bandidos, falsários e tudo o que se possa imaginar em termos de criminalidade. Enquanto isso, a fauna, a flora, a vida humana tem sido desreipeitada através da grilagem de terras por gente importante e influente que estão dispostos a matar em todo o sentido da palavra qualquer autoridade que se intrometa neste assunto. O Pará precisa mesmo é de educação em todos os níveis. Bom trabalho MPF.